Timber by EMSIEN-3 LTD
  • doaçao
  • Dnews Whats
Redação Douranews

Redação Douranews

O presidente da Câmara e prefeito interino de Caarapó, André Nezzi (PDT), teve o nome homologado pelo partido como candidato a prefeito nas eleições extemporâneas marcadas para 25 de novembro em Caarapó. O pleito fora de época ocorrerá no município por causa do afastamento, decidido pela Justiça, do prefeito Mário Valério (PR) e do vice Martim Araújo (DEM).

Uma frente ampla com nove partidos coligados foi formada nesta sexta-feira (19) para apoiar André Nezzi: PDT, DEM, PR, MDB, PT, PRB, PSB, PP e PTC. O DEM indicou o vice, o Gordo da Tigre. Segundo um dos apoiadores do cabeça de chapa, ainda é esperada a adesão de outros partidos – o prazo final para as convenções é neste domingo (21).

Ao longo de toda a sexta-feira, foram realizadas as convenções dos partidos, que culminou com ato público na Câmara de Vereadores, superlotada. Além dos representantes partidários, o evento teve a participação do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) e do deputado estadual reeleito Zé Teixeira (DEM), que discursaram em apoio à candidatura de André Nezzi, “um menino novo e capaz de cuidar bem dos rumos do município”, disse o parlamentar estadual, enfatizando a juventude do candidato.

O deputado federal Geraldo Resende declarou apoio ao candidato do PDT, afirmando que continuará a contribuir com o município de Caarapó. “Vamos estar juntos nessa caminhada”, discursou. O prefeito afastado Mário Valério, que também participou do ato como presidente do PR, manifestou apoio total à candidatura de André Nezzi. “Apoiamos o André e o Gordo da Tigre. Estaremos juntos nessa luta em benefício da nossa gente. Vamos continuar a trabalhar por Caarapó”, destacou.

Comentário

A Unigran realiza neste sábado (20) as provas do Processo Seletivo 2019. A prova acontece às 14 horas, nas dependências da instituição em Dourados. São oferecidos 22 cursos na modalidade presencial, para início de ano letivo em fevereiro.

A Unigran foi avaliada recentemente pelo Ministério da Educação com o Conceito 5, em uma escala que vai de 1 a 5, ou seja, é nota máxima. Além dessa nota máxima na avaliação do Conceito Institucional, a instituição obtém, há cinco anos consecutivos, a nota 4 no IGC (o Índice Geral de Cursos), resultado dos conceitos obtidos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

As vagas oferecidas no Vestibular deste sábado são para os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia, além dos cursos tecnológicos em Design de Interiores, Estética e Cosmética, Produção Agrícola e Radiologia.

A Unigran está credenciada nos Programas Fies (de Financiamento do Ensino Superior) e Prouni (Universidade para Todos) do MEC e no Vale Universidade do governo estadual.

Os vestibulandos também têm a opção de ingressar a graduação com a nota do Enem e ainda como portador de diploma.

Comentário

Forte comoção, muita tristeza, sentimento de incredulidade, muitas lágrimas, salvas de palmas e orações. Esse clima marcou o sepultamento do empresário Rogério Shigero Oshiro, de 37 anos e do filho dele, o bebê João Pedro, de pouco mais de um ano. O funeral de pai e filho ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (19) no jazigo da família, no cemitério Santo Antônio de Pádua, acompanhado pelos familiares e por centenas de amigos, em especial o grupo “Anônimos da Alegria”, do qual o empresário fazia parte.

“Muito triste isso tudo!! Poxa Rogério Oshiro, não dá para acreditar ainda meu irmão. Que dor meu Deus. Mas tenho certeza de que nesse momento você e o Joãozinho estão no colo do Pai. Quanta falta vocês farão a todos. Resta-nos orar e pedir a Deus para que abençoe e ilumine a vida da Gi Lima Oshiro e da pequena Duda”, escreveu no perfil social que mantém no Facebook o ex-vereador Rafhael Mattos, um dos integrantes do grupo e que ajudou a transportar as urnas até ao jazigo.

A esposa do empresário e mãe de João Pedro, também vítima do acidente, Gislaine Costa Lima Oshiro, internada em um hospital de Dourados, foi liberada para participar de alguns momentos do funeral, enquanto a filha, Maria Eduarda, a “Duda”, também envolvida no acidente, se encontra hospitalizada, em Campo Grande, onde laudo médico indica que o estado de saúde dela ainda é instável.

O acidente

A família retornava no final da tarde de quinta-feira (18) de Bonito. Rogério Oshiro conduzia o veículo Voyage de cor branca no trecho da BR 267, entre Guia Lopes da Laguna e Maracaju quando, já próximo a Maracaju, bateu de frente com uma carreta com placas de Erechim (RS), carregada com 50 toneladas de soja.

Com o impacto da colisão, a carreta chegou a tombar na pista, a carga ficou esparramada no asfalto e pedaços do caminhão foram arremessados há vários metros. O empresário douradense morreu no local enquanto o filho João Pedro ainda foi encaminhado ao hospital da cidade, porém, não resistiu.

O condutor da carreta, Jeferson Matheus Wilges, de 43 anos, não teve ferimentos. Ele disse à polícia que viu o carro do empresário vindo na rodovia normalmente, e, de repente, invadiu a sua pista, fato que não lhe deu oportunidade de evitar a colisão. Colaborou: Waldemar Gonçalves – Russo.

Comentário

O Assessor de Comunicação Social do 3o. Batalhão da PM (Polícia Militar) em Dourados, e palestrante do Projeto DNC (Diga Não ao Crime), subtenente Júlio Cezar Arguelho, foi convidado a palestrar aos pais e alunos da escola Tancredo Neves, localizada no Parque das Nações 1, na manhã deste sábado (20), abordando aspectos de como prevenir crianças, jovens e adolescentes contra o uso e o tráficos de drogas, violência e o ingresso na carreira criminal.

O evento organizado pela direção e a coordenação da escola, que já é parceira no projeto Diga Não ao Crime, começou às 8 horas no pátio da escola e contou também com apresentações culturais e artísticas dos alunos, além da palestra da Polícia Militar. Aproximadamente 150 pais de alunos da escola se fizeram presentes e puderam ser orientados sobre autoridade legal, a função dos professores na vida social dos alunos e como identificar se os filhos estão envolvidos com drogas como usuários ou traficantes.

A palestra teve a duração de 45 minutos, período em que foram apresentados vídeos motivacionais e sobre o trabalho da Polícia Militar na fronteira, principalmente contra o tráfico de drogas. Para o diretor da escola, Alcides Pereira Júnior, essa palestra foi de suma importância para os alunos e mais esclarecimentos, também, aos pais.

“O projeto DNC atendeu 1750 na escola e levou conhecimento sobre o submundo do crime aos nossos alunos, entretanto ainda faltava o fechamento do ciclo com uma palestra aos pais para que pudessem participar mais ativamente dessa ação de prevenção, o que foi concretizado na manhã deste sábado”, disse o diretor.

Para o palestrante, a importância de falar diretamente aos pais, reflete diretamente na ação mais abrangente do DNC. “O trabalho que iniciamos com os alunos deve ter continuidade, e para isso, os pais, alunos e professores devem estar envolvidos nesse processo, pois a orientação da escola e dos professores deve ter seguimento no local mais importante para os jovens e adolescentes que é o seio familiar”, concluiu o subtenente Arguelho.

Comentário

O Museu Nacional do Rio anunciou nesta sexta-feira (19) que o crânio de Luzia foi encontrado em fragmentos em meio a escombros do edifício que pegou fogo no dia 2 de setembro. Trata-se do fóssil mais antigo já encontrado no continente americano, considerado uma das principais relíquias que a instituição guardava.

O crânio ficava armazenado em uma caixa de metal, dentro de um armário. Essa caixa também foi encontrada parcialmente destruída. Cerca de 80% dos fragmentos encontrados já foram identificados. A expectativa é de que o crânio seja quase totalmente reconstituído, mas a extensão dos danos e das perdas ainda precisará ser avaliada. Também foram encontradas outras partes de Luzia que o Museu Nacional guardava, incluindo um fêmur, informa a Agência Brasil de notícias.

De acordo com a arqueóloga Cláudia Carvalho, chefe da equipe de resgate do acervo, o esqueleto era frágil, razão pela qual ele não ficava em exposição permanente. "Parte do crânio que estava reconstituído perdeu a cola, então tivemos a liberação de fragmentos que estavam unidos. E alguma parte também foi afetada pelo fogo", contou. O que estava em exposição na ocasião do incêndio ainda não foi encontrado. Isso inclui fragmentos da bacia e ossos das pernas e dos braços.

Cláudia explica que a reconstituição do crânio será um trabalho de quebra-cabeça, mas lembra que há etapas preliminares a serem cumpridas. "Num primeiro momento, precisamos acabar a higienização do material. E daí é importante estabilizar para garantir que nenhum processo de decomposição ou de deterioração esteja em curso", afirmou.

Comentário

Lideranças do movimento evangélico de Dourados, reunidas na noite desta sexta-feira (19) com o candidato a vice-governador na coligação “Avançar com Responsabilidade”, que tem como candidato a reeleição o governador Reinaldo Azambuja, o ex-prefeito Murilo Zauith, declararam que preferem continuar incrementando as mudanças iniciadas há quatro anos no Estado

“Mostramos aos religiosos com quem nos reunimos no comitê a importância de continuarmos seguindo no caminho do crescimento com responsabilidade, investindo na criação de empregos, na solidez de um Governo que tirou Mato Grosso do Sul da crise, superou desafios e manteve o Estado entre os poucos com equilíbrio financeiro no País”, disse o candidato.

A atual vice-governadora e deputada federal mais votada do Estado para a próxima legislatura, Rose Modesto, também participou do encontro, juntamente com o irmão dela, o deputado estadual reeleito Rinaldo Modesto. Os vereadores Alan Guedes, ex-candidato a deputado federal do DEM e Sergio Nogueira, do PSDB e atual vice-presidente da Câmara, também reforçaram esse projeto.

Comentário

O setor pecuário de Mato Grosso do Sul vem registrando desempenho positivo ao longo deste ano. A informação foi disponibilizada no Boletim Casa Rural elaborado pela Unidade Técnica da Famasul, a Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas de carne bovina in natura de Mato Grosso do Sul somaram 95,2 mil toneladas, com incremento de quase 9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as exportações totalizaram 87,7 mil toneladas, segundo o Boletim.

Na avaliação do diretor-secretário da Famasul, Frederico Stella, a qualidade da carne produzida em Mato Grosso do Sul tem sido um fator relevante nas vendas do setor. “Percebemos que os principais países compradores da nossa matéria-prima têm elevado as negociações em 2018. Em um ano, os chilenos, nosso maior cliente, ampliaram as compras da carne sul-mato-grossense em quase 80%. Além disso, o dólar este ano está 14% mais valorizado e isso faz com que o nosso produto fique mais competitivo no mercado internacional”, afirma.

Os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) comprovam a análise do diretor da Famasul: no ranking dos destinos da carne bovina in natura de Mato Grosso do Sul, o Chile respondeu por 26,8% da receita, seguido por Hong Kong com 21,2% do faturamento com os embarques para o mercado externo no período de janeiro a setembro de 2018.

A receita total atingiu US$ 395,4 milhões, com elevação de 6,1% frente aos US$ 372,6 milhões do janeiro a setembro de 2017. “Mais do que volume, vemos uma valorização nas vendas de carne bovina do nosso estado. Nos Países Baixos, por exemplo, que representam 2,98% das vendas de MS, o quilo é negociado a quase 9 dólares”, ressalta Stella.

Comentário

Sexta, 19 Outubro 2018 18:54

Ibope em MS: Reinaldo, 53% e Odilon, 47%

O Ibope divulgou nesta sexta-feira (19) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição para governador em Mato Grosso do Sul. O levantamento foi realizado entre terça-feira (16) e quinta-feira (18) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: Reinaldo Azambuja (PSDB) - 53% e Juiz Odilon (PDT) - 47%. Considerando a margem de erro, Azambuja e Odilon estão tecnicamente empatados.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Nos votos totais, os resultados foram os seguintes: Reinaldo Azambuja (PSDB) - 48% e Juiz Odilon (PDT) - 42%. Em branco/nulo: 5% e Não sabe/não respondeu: 5%.

Sobre a pesquisa

A margem de erro da pesquisa contratada pela TV Morena é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 812 eleitores entre os dias 16 a 18 de outubro e a pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-06833/2018 e no TER, número MS-00335/2018.

Comentário

A Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) escolheu, no final da tarde de quinta-feira (18), os melhores do 21º Concurso de Fotografia realizado anualmente pela entidade e que este ano teve como tema “A Beleza das Nossas Festas e Eventos”.

Durante julgamento, realizado no hall do auditório da Associação, foram escolhidos, na categoria Câmera Fotográfica, a imagem “Rogai por nós Ó Santa Mãe de Deus”, do fotógrafo Hedio Fazan em 1º lugar; a fotografia “Bailarinas”, de Marcos Martins Ribeiro em 2º lugar; e a foto “A Beleza do Salto do Conjunto Hípico, sua Harmonia e Elegância”, de Franz Maciel Mendes, em 3º lugar.

Na categoria Smartphone, a ganhadora foi a imagem “Alegria da Criançada”, da fotógrafa Terezinha de Lara Yamashita e na categoria Drone, a foto “Casamento com Pôr do Sol”, de Flávio Henrique Pereira.

Os vencedores da categoria Câmera Fotográfica vão receber R$ 2 mil (1º lugar), R$ 1.500 (2º lugar) e R$ 1 mil (3º lugar). Já os ganhadores das categorias Smartphone e Drone receberão R$ 600 cada. Os prêmios serão entregues no mês de novembro, durante a Noite de Premiações.

Comentário

A Universidade Federal da Grande Dourados prorrogou o prazo de inscrições do Vestibular 2019 com 32 cursos presenciais, e o de inscrições para o curso de Letras-Libras (Bacharelado), na modalidade de Educação a Distância. Os prazos terminariam nesta sexta-feira (19), mas agora foram ampliados até o dia 5 de novembro. A data das provas continua a mesma: 25 de novembro.

As inscrições são feitas pela internet, na página de cada Vestibular (https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/), com taxa de inscrição de R$ 100 e os candidatos terão duas opções de sistemas de ingresso: acesso universal e reserva de vagas, nos termos da Lei 12.711/2012, que garante, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Confira os editais:

Do Vestibular 2019

Do curso de Letras-Libras Bacharelado

Os candidatos terão duas opções de sistemas de ingresso: acesso universal e reserva de vagas, nos termos da Lei nº 12.711/2012, que garante no mínimo 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Comentário

Página 1 de 1090
  • Unimed 38

Entre em Contato

Editor de conteúdo
Clóvis de Oliveira
Email: clovis@douranews.com.br

Rua Floriano Peixoto, 343
Jardim América – Dourados/MS
CEP 79803-050
Tel.: 67 3422-3014
E-mail: douranews@douranews.com.br

Telefones Úteis

Horários de Vôos | Horários de Ônibus