Buscarquinta, 25 de abril de 2024
Dourados
22°C
cmd participa
Saúde

DNA da pneumonia se altera para escapar de vacinas

10 fevereiro 2011 - 20h13Por Redação Douranews, com Exame

Pesquisadores de sete países colaboraram para analisar como uma única linhagem da bactéria Streptococcus pneumoniae evoluiu ao longo de 30 anos e se espalhou pelo mundo, numa tentativa de dominar o desenvolvimento de antibióticos e vacinas.

A pesquisa é o primeiro retrato genético da evolução de uma linhagem específica da pneumonia, resultando numa árvore genealógica de classificações. Os pesquisadores analisaram amostras da América do Norte e do Sul, da África e do sudeste da Ásia. Suas descobertas aparecem na edição atual da revista "Science".

Examinando mais de 240 amostras, eles descobriram que desde 1984, quando a linhagem foi inicialmente identificada na Espanha, ela já alterou cerca de três quartos de seu genoma.

Com o tempo, a bactéria sofreu mutações para resistir melhor a antibióticos e vacinas.

Os pesquisadores descobriram que a bactéria passou tanto pela recombinação, onde o DNA se mistura, quanto por substituições de base, onde os ácidos nucléicos individuais numa sequência de DNA são alterados.

Isso significa que certas amostras testadas por eles não são tratáveis com as vacinas existentes, que focam certos grupos de genes que hoje já mudaram.

No passado, o sequenciamento genômico de bactérias era demorado e trabalhoso, mas novas tecnologias aceleraram o processo e talvez ajudem a acelerar o desenvolvimento de novas vacinas, disse Stephen Bentley, geneticista do Instituto Wellcome Trust Sanger e um dos autores do estudo.

"Acho que isto será muito importante para que caminhemos adiante", disse ele. "Podemos começar a fazer esse tipo de análise rotineiramente; então seremos capazes de obter informações realmente valiosas sobre como criar antibióticos e novas vacinas".

Ele e seus colegas atualmente estão estudando diversas outras linhagens da bactéria da pneumonia.