Timber by EMSIEN-3 LTD
  • unigran vest 18
Redação Douranews

Redação Douranews

Um homem identificado como Giová Teixeira da Silva tentou se matar após assassinar a ex-esposa, Neusa de Oliveira, com três tiros, por volta das 13h30 deste sábado (17), em Eldorado. Ele foi socorrido e enviado para atendimento médico em Dourados.

Segundo a Polícia da cidade, o ex-marido não estava conformado com a separação, decidiu se embriagar e, armado com um revólver calibre 38, foi até a residência da vítima, quando encontrou a ex-mulher na entrada da casa. Ele atirou três vezes, e Neusa morreu na hora.

Wellesom Sanches Fragozo, de 21 anos, conhecido como ‘Pipoca’, foi preso na tarde deste sábado (17), na casa de familiares em Bonito, depois de fugir de Sidrolândia, onde, na tarde de quinta-feira (15), participou do latrocínio contra o comerciante Paulo Buchanelli, de 47 anos, em frente da agência do Banco do Brasil.

Leia mais sobre...

Segundo o jornal Região News, Fragozo estava a caminho da rodoviária, e ainda tentou fugir ao avistar equipes da PM (Polícia Militar) e foi baleado no braço esquerdo. Na delegacia, confessou a participação no crime e informou que conduzia a motocicleta no assalto. Havia um mandado de prisão preventiva contra ele.

O comerciante Paulo César Buchanelli foi morto na porta do Banco do Brasil, localizado no centro de Sidrolândia, onde havia ido com um malote do movimento do dia mercado Nutrimais, que detém na cidade, além de duas lanchonetes.

O empresário foi surpreendido pelos dois bandidos em uma motocicleta e, mesmo não tendo reagido, segundo testemunhas, foi atingido com um tiro no peito pelo rapaz que ocupava a garupa da moto, e que ainda não foi localizado pela Polícia.

Em depoimento inédito colhido pela PGR (Procuradoria-Geral da República), o advogado Marcelo Maran detalhou como dinheiro desviado dos cofres públicos financiou, além das campanhas eleitorais de Gleisi Hoffmann, o conforto da senadora e da família dela.

Conforme revela o portal da revista Veja na internet, Maran disse que despesas comezinhas da atual presidente do PT e do marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, eram bancadas por uma conta-propina abastecida, na ponta, pelo dinheiro do contribuinte. Os gastos incluíam gasolina, taxas de IPVA, conta de luz, condomínio, conserto de liquidificador, brinquedos para os filhos e pequenos luxos, como motorista particular, informações que ela nega.

Hoje ré em um processo e acusada em três investigações de receber um total de 23 milhões de reais em propina, a senadora e atual presidente do PT deve ser a primeira parlamentar no exercício do mandato a ser julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no escândalo de corrupção na Petrobras. Calcula-se que uma de suas ações deva entrar na pauta do tribunal ainda neste semestre. Nela, Gleisi e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, respondem por corrupção e lavagem de dinheiro, acusados de serem os destinatários de 1 milhão de reais desviados dos cofres da estatal, segundo a revista.

Comentário

Depois de ser adiado por conta do mal tempo de sábado (10) passado, o Treinão Aberto da Run4Fun está previsto para acontecer neste sábado (17) e deve reunir centenas de corredores e adeptos do esporte, em quatro modalidades, com percursos de 5 a 15 km.

O evento, que tinha a proposta de proporcionar aos atletas uma atividade lúdica durante o período pré-carnaval, mantém o propósito de reunir esses corredores e também com um novo objetivo: agregar novos adeptos ao grupo.

Um dos organizadores do treinão, o diretor-presidente do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), Fabio Luis, revela que a partir desses encontros é possível reunir pessoas que já tem uma rotina esportiva com quem procura iniciar a prática. "Ali nós reunimos corredores, atletas, assessores esportivos, pais, mães, jovens, e todos aqueles que entendem como o esporte pode contribuir para uma vida saudável" disse.

O treinão contará com toda estrutura de corrida, oferecendo ponto de hidratação durante o trajeto, ao final será realizada a distribuição de frutas para reposição de energias e todo apoio necessário durante as corridas. A concentração está marcada para às 17 horas em frente da Escola Imaculada Conceição.

Comentário

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai julgar ao longo deste semestre casos relativos à Lei da Ficha Limpa que estão pendentes na Corte, na tentativa de evitar as acusações de que tem sido um órgão perseguidor, no caso específico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve ter o registro de nova candidatura negado em agosto. Também devem ser julgados processos sobre a Lei Complementar 64, que trata de regras de inelegibilidade. A ideia é demonstrar que o tribunal não vai permitir candidatura de políticos que cometerem crimes, ou que afrontaram a moralidade pública. Os primeiros julgamentos estão previstos para terça-feira (20), como publica o jornal OGlobo.

Entre os ministros, a tendência é declarar a inelegibilidade desse tipo de candidato — inclusive Lula, que foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região e, portanto, estaria enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A lei impede que condenados em segunda instância sejam candidatos. Outros casos de inelegibilidade também devem ser confirmados em plenário — como, por exemplo, de governantes que têm a contabilidade da gestão pública reprovada por Tribunal de Contas, de acordo com o jornal.

Os registros de candidatos às eleições deste ano devem ser analisados a partir de 15 de agosto. A Corte tem até 17 de setembro para julgar todos os casos. No TSE, os ministros já sabem que, qualquer que seja a decisão no caso Lula, estarão no centro das atenções. Com outros casos semelhantes analisados antes, terão o argumento de que não é perseguição ao petista.

O caso do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), será dos mais emblemáticos a serem decididos antes da análise da candidatura do petista. O Ministério Público pede a cassação do mandato de Miranda por captação ilícita de recursos na campanha de 2014. Menos de um mês antes das eleições, a Polícia Civil apreendeu em Piracanjuba (GO) um avião com R$ 500 mil em dinheiro e três quilos e meio de panfletos de políticos de Tocantins. Também foram presos quatro suspeitos no local. De acordo com o delegado Rilmo Braga Cruz Júnior, um dos detidos informou que o dinheiro seria utilizado na campanha eleitoral do político. Na época, o candidato disse que não sabia o que tinha ocorrido.

Os primeiros casos da Lei da Ficha Limpa serão julgados na sessão do TSE de terça-feira. Na primeira sessão de julgamentos, uma série de processos de deputados do Amapá será analisada. Em um deles, o Ministério Público recorre de uma decisão do TRE que absolveu a deputada estadual Micha Rocha (PTB) e o deputado federal Marcos Reategui (PSC). Ambos foram acusados de abuso de poder econômico na campanha de 2014.

Comentário

O clássico entre São Paulo (líder do grupo B) e Santos (líder do grupo D), neste domingo (18) às 16 horas (de MS), no estádio Morumbi, pelo Paulistão, também será uma questão de família. Dos Vieira de Oliveira, no caso. Raí, tio, e Gustavo, sobrinho, os principais responsáveis pelo futebol de São Paulo e Santos, respectivamente. O duelo agita os bastidores entre os parentes, conforme a reportagem do Globoesporte.

Veja classificação e jogos do Paulistão

Contratados no início do ano, eles tentam superar as perdas de protagonistas e a impaciência das torcidas, mas não deixam que a necessidade de vitória afete o carinho familiar. O doutor Sócrates, falecido em 2011, foi o elo. Irmão de Raí e pai de Gustavo. Tio e sobrinho sempre foram próximos. É um traço de toda a família, aliás, que muitas vezes se junta nos finais de ano em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Comentário

Um lavrador de 35 anos foi preso em Eldorado, na região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, após uma investigação conjunta entre as polícias do Brasil e da Espanha o apontarem como um dos responsáveis por manter uma rede de pedofilia internacional. Estima-se que ele tenha compartilhado 10 mil imagens ilícitas, conforme divulga o portal G1.

Policiais federais da Delegacia de Santos, no litoral de São Paulo, responsável pela região, cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços do alvo nesta sexta-feira (16), informa o portal. Contra o homem, cuja identidade não foi revelada, havia uma ordem de prisão preventiva estabelecida pela Justiça.

As investigações começaram após um alerta das autoridades espanholas à Polícia Federal brasileira nos últimos meses. Os órgãos identificaram que o suspeito integrava uma rede responsável por compartilhar vídeos e fotos contendo pornografia infantil, como também era considerado um dos líderes desse grupo.

Pelo celular, conectado à internet, o lavrador recebia e enviava conteúdo a pessoas espalhadas pelo mundo em uma rede social. As investigações apontaram que o lavrador, casado com uma jovem de 18 anos com quem tem um enteado bebê, integrava, ainda, outras comunidades semelhantes que possuem o mesmo objetivo.

Em depoimento à Polícia Federal, ele admitiu que compartilhava o material, mas negou ser líder dos grupos, o que o tornaria capaz de administrá-los. O homem justificou que, para atingir esse patamar nessas comunidades, teria primeiro que produzir imagens próprias com crianças e adolescentes e, então, publicá-las.

A partir disso, mesmo com a negativa do lavrador de que fotografou e gravou conteúdo, os policiais federais passam a investigar eventuais vítimas dele na região do Vale do Ribeira. Há a suspeita de que ele tenha estuprado menores de idade, mas a confirmação dependerá da prova testemunhal de jovens da cidade que tem menos de 15 mil habitantes.

Comentário

O Governo do Estado lança, segunda-feira (19), a Jucems Digital, que marca uma nova era no acesso às informações disponibilizadas pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, agora totalmente online. O lançamento contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e ocorre às 14 horas no auditório da pasta.

O sistema vai oferecer aos empresários sul-mato-grossenses a possibilidade de acessar todos os serviços oferecidos pela Jucems através da internet, eliminando o deslocamento até os pontos de atendimento e a entrega de documentos físicos, que serão autenticados via certificação digital.

Jaime Verruck lembra que reduzir o tempo médio de abertura de empresas era uma das metas do início do Governo em 2015, que foi atingida passando de 36 para 17 dias o prazo médio. Já o segundo passo para melhorias no setor, consistia em investir em tecnologia da informação para que tudo fosse digital.

“O que vamos lançar dia 19 é a abertura de empresa sem que o contador precise sair do seu escritório ou o empresário ir até a Jucems, o que dá agilidade e mais segurança. Esse projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul e a ideia é que em todo o Estado o processo de abertura de empresas ocorra todo digital, moderno, seguro e muito mais rápido”, afirma.

O diretor-presidente da Jucems, Augusto César de Castro, lembra que os processos serão analisados da mesma forma como é hoje, mas com agilidade e sem papelada. “O empresário e o contador vão ganhar tempo, sem ter que ir e vir entre os órgãos, por que tudo será feito e informado pelo sistema online, que estará disponível 24 horas por dia”.

O Sebrae é parceiro do projeto, por entender a importância da desburocratização do setor. “É um trabalho que está sendo feito em parceria há mais de três anos, por meio de ações com a Redesimples. Queremos cada dia mais facilitar a vida dos donos de pequenos negócios, desburocratizando processos e fazendo com que a abertura de empresa seja fácil e rápida”, afirma o superintendente Claudio Mendonça.

Apesar de o sistema ser de fácil operação, os contadores vinculados ao CRC (Conselho Regional de Contabilidade (CRC) vão passar por uma capacitação para que as mudanças sejam apresentadas de forma clara. Os treinamentos serão realizados inicialmente em três cidades: dia 26, em Campo Grande e dia 27 em Dourados e Ponta Porã.

No decorrer dos dias serão agendados treinamentos em outros municípios polos de Mato Grosso do Sul para atingir o máximo de contadores habilitados a operar o sistema.

Comentário

Os candidatos inscritos nos processos seletivos para ingresso em cursos de qualificação profissional a distância oferecidos pelo IFMS (o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) deverão fazer a matrícula na segunda (19) e terça-feira (20) nas unidades do Estado.

Confira aqui as inscrições homologadas

Foram abertas 620 vagas para cursos de qualificação profissional a distância nos municípios de Água Clara, Corumbá, Coxim, Dourados, Figueirão, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã, Pedro Gomes, Sonora e Três Lagoas.

As opções são Espanhol Básico e Inglês Básico, ambos com duração de quatro meses e meio, além de Operador de Computador e Vendedor, previstos para durar três meses.

Os cursos são semipresenciais, com aulas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem e encontros presenciais nos polos de ensino.

Comentário

Página 1 de 826

Entre em Contato

Editor de conteúdo
Clóvis de Oliveira
Email: clovis@douranews.com.br

Rua Floriano Peixoto, 343
Jardim América – Dourados/MS
CEP 79803-050
Tel.: 67 3422-3014
E-mail: douranews@douranews.com.br

Telefones Úteis

Horários de Vôos | Horários de Ônibus