Timber by EMSIEN-3 LTD
  • 10 anos
  • unigran topo
Douranews - Opinião
Sábado, 18 Setembro 2021 10:08

Plante que Deus garante!

Estamos vivendo momentos difíceis, mas uma dica sempre é bom para quem vive na zona rural hoje, independente do tamanho da área que possui. É importante ver os erros e procurar corrigí-los porque a população está cada dia mais consumidora e menos produtiva. O assistencialismo dos governos há muitos anos, oferecendo o peixe e não se preocupando em ensinar como produzí-los é uma das causas da ignorância da maioria da população. Está em vigor um decreto de 2003 que se um grupo se auto declarar quilombola e concretizando o feito tem prioridade em cesta básica, assistência médica, enfim como os…

Comentário

Sábado, 18 Setembro 2021 10:05

Bolsonaro, o sapo e o escorpião

Escrito por
A fábula é bastante conhecida. Um escorpião pede a um sapo que o leve através de um rio. O sapo tem medo de ser picado durante a viagem, mas o escorpião argumenta que se picá-lo, os dois iriam se afogar. O sapo concorda e começa a carregar o escorpião, mas, no meio do caminho, o escorpião acaba por ferroar o sapo, condenando ambos à morte. Quando perguntado pelo sapo por que havia lhe picado, o escorpião respondeu que esta é a sua natureza e que nada poderia ser feito para mudar o destino. Essa fábula tem sido lembrada a propósito…
ESQUECIDO: Falecido em dezembro de 2019, o ex-vereador, ex-prefeito e ex-senador Juvêncio C. da Fonseca (MDB) ainda não foi homenageado pelo poder público, ao contrário, por exemplo, de Lúdio M. Coelho (PSDB) cujo nome batiza uma avenida da capital. A…

Comentário

Em sua última atualização, a Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) afirmou que há chance de até 70% do desenvolvimento de um novo fenômeno La Niña até o fim de 2021. A notícia arrepiou dos pés à cabeça muitos produtores Brasil afora. Isso porque o atraso da regularização da chuva na primavera do ano passado gerou problemas em cascata, fazendo com que quase metade da segunda safra de milho fosse instalada fora da janela ideal. O resultado foi uma baixíssima produtividade associada à estiagem e às geadas. De fato, o fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas…
Em meio à escalada das tensões no País, a mediação profissional poderia frear os desentendimentos entre os Três Poderes e restabelecer a ordem. Com a entrada em vigor da Lei de Mediação (13.140/2015), esta prática nasceu formalmente no ordenamento jurídico brasileiro, embora seus princípios e benefícios já existissem desde a época do filósofo chinês Confúcio, falecido aos 479a.C., como um dos mecanismos mais eficientes para solução alternativa de disputas, também conhecida fora do Brasil como alternative dispute resolution (ADR). No capítulo das normas fundamentais do Código de Processo Civil, está previsto ser um dever do Estado - e não uma…

Comentário

TENTAÇÃO: A deputada federal Rose Modesto vive o dilema: sair do PSDB, disputar o Governo pelo Podemos ou apenas tentar a reeleição para se cacifar visando disputar a prefeitura da capital em 2023? No fundo, só buscaria maior espaço no…

Comentário

Domingo, 29 Agosto 2021 12:27

A Marcha sobre Brasília

Escrito por
O fascismo surgiu na Itália sob a liderança de Benito Mussolini em 1919. Sua intenção era tomar o poder pela via eleitoral, mas, se fosse necessário, utilizaria a violência para garantir sua ascensão política. O fascismo obteve grande apoio político na Itália no início da década de 1920 por causa de sua atuação no combate ao socialismo. A Marcha sobre Roma é como se conhece a grande marcha realizada pelos fascistas em 28 de outubro de 1922, em direção capital italiana. Esse evento foi responsável pela ascensão de Benito Mussolini ao poder da Itália. No dia seguinte à marcha, Mussolini…
O MERGULHO no passado talvez ajude parte do eleitorado a entender as barbaridades que assolam nosso cenário político e seus personagens desde o início desta República tão complicada. Aí lamenta-se as frustradas invasões da Holanda e França lá atrás. Como…

Comentário

Domingo, 22 Agosto 2021 08:57

Os ipês amarelos da minha avenida

Avenida Deputado Weimar Goncalves Torres, quarteirão 01, área central de Dourados, entre a Rua General Osório e General Floriano Peixoto. Moro neste local há 43 anos, pude observar muitas mudanças para melhor e outras em retrocesso durante esses anos. Plantei há 7 anos dois pés de oiti que ganhei no mês de maio de 2014 no Stand da Prefeitura no parque de exposição do sindicato rural de Dourados depois de eliminar as quatro sibipurunas. Estas estão caindo pela cidade, foram plantadas em 1978 e todas muito envelhecidas. Um erro da administração da época porque são árvores que não se adaptaram…

Comentário

Sexta, 20 Agosto 2021 09:36

Uma cultura que une o Brasil

Escrito por
A cana-de-açúcar, primeira grande riqueza agroindustrial do País, foi a protagonista de um ciclo histórico marcante, entre as metades dos séculos 16 e 18. Durante mais de 200 anos, no Brasil Colônia, constituiu a base da economia, com produção concentrada no Nordeste. Paulatinamente, a cultura foi reencontrando sua origem como atividade estratégica. Volta a crescer na região na qual chegou, está presente em todo o território nacional e contribui de modo significativo para o superávit de nossa balança comercial e para a transição da matriz energética do carbono à renovável e sustentável. A cana foi introduzida no Brasil há 505…
PÉROLA: O ex-prefeito de Dourados Ari Artuzi e seu rico legado folclórico. Em meio às dificuldades para resolver o problema da residência médica dos acadêmicos da Universidade Federal junto aos hospitais, Artuzi falou na bucha à imprensa: “Só vou construir…

Comentário

PORTA ABERTA: A volta das coligações partidárias (extintas em 2017), permitirá a união das siglas num único bloco nas eleições proporcionais já em 2022. Democráticas, favorecem os partidos nanicos, representantes de grupos sociais menores, na participação da política (nas cidades,…

Comentário

A questão diz respeito à responsabilidade ou não do Estado pelo pagamento das parcelas trabalhistas decorrentes do contrato de trabalho havido entre os antigos trabalhadores e os que ingressam no exercício da serventia extrajudicial. A CLT trata o assunto nos seguintes artigos: “Art. 10. Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados. Art. 448. A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados”. O debate visa esclarecer se, no caso de transferência de titularidade, de continuidade na prestação dos serviços e da sucessão…
Segunda, 09 Agosto 2021 09:59

A nossa friaca

Neste ano, o frio extremo que vem do Sul atingiu fortemente o Sudeste e parte do Centro-Oeste brasileiro. Ao mesmo tempo o Hemisfério Norte padece com recordes de calor e volume de chuvas. No Canadá, os termômetros chegaram a quase 50ºC e as chuvas muito acima dos padrões inundaram cidades na Alemanha e na China, com grande perda de vidas. Esses fenômenos parecem desconexos, mas segundo a ciência eles se prendem à realidade das mudanças climáticas. É importante diferenciar o conceito de clima de uma região, do tempo que está fazendo nela. Clima é uma característica dos padrões de comportamento…

Comentário

Sexta, 06 Agosto 2021 17:49

No espelho do tempo o rosto de Nero

Escrito por
Há 1.953 anos morreu Nero, imperador de Roma. Dos quatro membros da Dinastia Júlio-claudiana, apenas Cláudio, o penúltimo, tentou a prosperidade de Roma. A esposa Messalina conspirou contra ele e foi condenada à morte. Naquele tempo, liberdade era algo perigoso, divergir dos poderosos um crime grave. O primeiro reinado da polêmica dinastia foi de Tibério, e não promoveu as necessárias reformas políticas, econômicas e sociais. Com o tempo, Tibério tornou-se paranóico, imaginando conspirações e golpes mudou-se para a ilha de Capri de onde governou até a morte. Seu apego ao poder era tão grande, que mandou matar boa parte de…
ECOS POSITIVOS: A coluna anterior elogiada. Políticos antigos - lembrados. Caso do ex-governador Cassio Leite de Barros, de tradicional família, irmão do poeta Manoel de Barros e Abílio Leite de Barros. Nos últimos 7 meses do Mato Grosso uno, governou…

Comentário

A segunda metade da vida pode trazer alguns dos momentos mais gratificantes. A pessoa se torna mais confiante do que era em sua versão mais jovem e ganha sabedoria e paciência. Claro, o ciclo natural da vida incluiu cabelos com fios brancos, rugas e o corpo menos rígido, mas é possível envelhecer corpo e mente tão saudáveis quanto possível. Embora não haja maneiras de controlar a ação do tempo, existem alternativas para retardar o declínio do envelhecimento com escolhas inteligentes ao longo do caminho. Desde os alimentos consumidos, exercícios até as amizades escolhidas - tudo tem um efeito sobre o…

Comentário

Antes de adentrarmos no tema propriamente dito, necessário que se faça uma incursão nos dispositivos do Código Civil. “Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério Público, quando lhe couber, intervir no processo, desconsiderá-la para que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou de sócios da pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso (artigo 50). Art. 1.003...Parágrafo único. Até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, responde o cedente…
Segunda, 02 Agosto 2021 16:48

O agro não é o vilão ambiental

O agronegócio sul-mato-grossense é amparado por muita ciência. Tanto a agricultura como a pecuária têm por característica o avanço, com base no que entidades de pesquisa apresentam e ao que a legislação dita. As atuais técnicas empregadas por produtores rurais, são atuais, benéficas ao meio ambiente e ancorados no que apresentam as universidades e entidades de pesquisa, como a Embrapa Gado de Corte, Fundação MS e Fundação Chapadão. Comparar as consequências das atividades rurais, com as cidades, além de desafiante, chega ser desonesto se citarmos emissões de gases e outros costumes urbanos. Considerando o estudo divulgado em julho pela revista…

Comentário

Sexta, 30 Julho 2021 09:41

Voto auditável? Sim

Escrito por
Estamos a assistir a mais um assunto polêmico da nossa vida sócio política brasileira que é o fato de, se devemos ter o voto, depositado nas urnas eletrônicas, impressos ou não e, com isso auditáveis. Ou seja, capazes de serem conferidos posteriormente ao seu deposito na urna, caso dúvidas venham a surgir sobre a equivalência entre a ação da escolha de um candidato, por um eleitor, e o resultado auferido por esse, após o democrático ato da escolha, no processo eletivo, disposto a todos os representados pelos candidatos brasileiros. O simples fato de as urnas serem eletrônicas nos impele, objetivamente, à…
Página 1 de 83
  • barracao
  • barracao1
  • ms 156 gov

O Tempo Agora

  • unigran 21

Entre em Contato

Editor de conteúdo
Clóvis de Oliveira
Email: clovis@douranews.com.br

Rua Floriano Peixoto, 343
Jardim América – Dourados/MS
CEP 79803-050
Tel.: 67 3422-3014

WhatsApp 9 9913 8196

Telefones Úteis