Timber by EMSIEN-3 LTD
Redação Douranews

Redação Douranews

Decreto 9.527, de 15 de outubro de 2018, publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial cria “a Força-Tarefa de Inteligência para o enfrentamento ao crime organizado no Brasil”. Entre as atribuições, “analisar e compartilhar dados e produzir relatórios de inteligência com vistas a subsidiar a elaboração de políticas públicas e a ação governamental no enfrentamento a organizações criminosas que afrontam o Estado brasileiro e as suas instituições”.

O novo organismo, criado a menos de dez dias das eleições em segundo turno no País, será comandado pelo general Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) do Governo Temer, e vai compreender, ainda, a Abin (a Agência Brasileira de Inteligência) e os serviços de inteligência da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, com o apoio do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras do Ministério da Fazenda), Receita, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Segurança Pública; e da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Segurança Pública.

Comentário

A 16ª edição do campeonato interdistrital de futebol de Dourados, resgatado pela atual administração municipal, esta chegando à reta final. Neste domingo (21), as equipes da AAVV (Associação Atlética Vila Vargas) e Panambi Veteranos entram em campo com a vantagem de jogarem por um empate para irem à final da competição.

Em Vila Vargas, no estádio Fradique Corrêa, às 15 horas, a AAVV recebe o Esporte Clube São Pedro. No jogo de ida, a equipe da Vila São Pedro abriu o placar, porém permitiu a virada e perdeu de dois a um. Em eventual vitória do São Pedro, a decisão para se saber que irá para a final será conhecida por meio de cobranças de penalidades máximas.

Já no estádio Ataíde Pimenta dos Reis, no Panambi, também às 15 horas, o Panambi Veteranos terá pela frente a AAVF (Associação Atlética Vila Formosa), que necessita da vitória para buscar a classificação nos pênaltis. No jogo de ida o Panambi venceu por dois a zero.

Os jogos finais estão previstos para o dia 11 de novembro, com as partidas de ida da decisão do título e do terceiro lugar. A grande final será no dia 18, e a equipe de melhor campanha no geral da competição irá decidir o título em casa.

Premiações

A Funed (Fundação de Esportes de Dourados) vai premiar com troféus e medalhas os três primeiros colocados. A equipe campeã receberá também um jogo de uniforme completo. Também haverá troféu para a equipe mais disciplinada, bem como ao goleiro menos vazado e ao artilheiro da competição.

Comentário

Profissionais e acadêmicos da UCP (Universidad Central Del Paraguay) realizaram esta semana uma ação social em Capitan Bado, cidade do interior do Paraguai, que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul. Cerca de 50 pessoas foram atendidas no Hospital Distrital local com acompanhamento de nutricionistas, ginecologista e mastologista e com palestras e atendimentos ambulatoriais e encaminhamento para exames, de acordo com o diagnóstico oferecido.

Todo o trabalho aconteceu em parceria com a Prefeitura local e com a Secretaria de Saúde do Departamento de Amambay e faz parte da campanha Outubro Rosa, realizada ao longo deste mês com o objetivo de combater o câncer de mama e de colo de útero.

Segundo o prefeito de Capitan Bado, Denilso Sanches, a presença dos profissionais e acadêmicos da UCP ajudou a desafogar a demanda que é muito grande na região e essa parceria vai permitir que mais mulheres sejam atendidas pela rede pública local. “Como qualquer cidade do mundo temos as nossas carências e deficiências no setor de saúde e esta parceria com a Secretaria de Saúde e com a universidade ajuda a desafogar a demanda por exames e consultas”, disse o prefeito.

Além dos atendimentos ambulatoriais, foram feitas palestras e orientação de autoexames de mama e no centro da cidade foram plantadas dezenas de mudas de ipês roxo e amarelo simbolizando a esperança na luta contra o câncer. “A presença da nossa universidade nessa agenda social reforça o compromisso humanitário da UCP”, destacou o diretor Karlos Bernardo.

Toda a ação foi desenvolvida como projeto de extensão universitária e faz parte da carga curricular da Universidad Central Del Paraguay e visa, além do desenvolvimento acadêmico, inserir os estudantes de medicina no dia-a-dia da sociedade e dar a eles a oportunidade do contato com os futuros pacientes. Até o final deste mês os atendimentos estão acontecendo em Pedro Juan Caballero na Clínica Juan Pablo II no bairro Obrero e a ação será levada para outras cidades do interior do país.

Comentário

O jovem Marcel Costa Hernandes Colombo, de 31 anos, também conhecido como o polêmico ‘Playboy da Mansão’, foi morto a tiros no início da madrugada desta quinta-feira (18), na Cachaçaria Brasil localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, na região da Vila Rosa Pires, em Campo Grande. O atirador chegou ao local correndo de capacete e atingiu a vítima pelas costas na mesa em que estava junto com outras duas pessoas. Tiago do Nascimento Bento, de 18 anos, também foi ferido.

Imagens das câmeras de segurança registraram a ação e foram encaminhadas à Polícia Civil. Segundo registro do delegado Enilton Pires Zalla, plantonista da Depac (a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro, o suspeito chegou ao local por volta das 0h18, estacionou a moto atrás do carro de Marcel e executou o crime. A vítima morreu na cadeira, antes mesmo que pudesse ser socorrida. Em seguida, o suspeito fugiu por uma rua lateral.

O pai de Marcel, Joel Hernandes, disse à polícia que as duas pessoas que também estavam à mesa trabalhavam com o filho dele, mas que não as conhecia. Uma delas saiu do local levando o celular de Marcel, mas se comprometeu a devolver o aparelho. O caso é investigado como homicídio qualificado por emboscada e tentativa de homicídio.

Marcel ficou conhecido na Capital pelo estilo de ostentação que exibia. Na Justiça, tem pelo menos dois processos, um de execução de dívida e outro por quebra de contrato. O empresário também coleciona várias passagens pela polícia, a maioria por ameaça e violência. Além disso, em 2016, protagonizou um caso de desacato policial e ficou famoso depois de ter vídeo íntimo vazado na internet. No site do Tribunal de Justiça do Estado consta que, em 2014, Marcel foi processado por quebra de contrato firmado em 2012, entre as implicações dele citadas pelo jornal Correio do Estado.

Comentário

Quando o assunto é manutenção industrial, as empresas precisam ser cada vez mais ágeis com relação à manutenção das máquinas e equipamentos, fator fundamental para garantir que o processo de produção ocorra sem pausas intensas. Pensando em otimizar as ferramentas desenvolvidas e agregar cada vez mais tecnologias aos seus sistemas, o Senai Empresa lançou a funcionalidade de leitura de QR Code para os clientes do Sistema Senai de Manutenção Industrial (SSMI).

“As indústrias prezam muito pelo tempo de resposta. As máquinas precisam passar a maior parte do tempo em funcionamento, então quando elas param por alguma falha ou defeito, o tempo de resposta para resolver esse problema conta muito, então funcionalidades como essa agilizam o tempo de resposta. Temos acesso ao fabricante de uma peça mais rápido, ao procedimento de manutenção e conseguimos colocar a máquina para funcionar novamente de maneira muito mais rápida”, destacou o coordenador do Programa de Manutenção Industrial do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto.

Ele reforçou que leitura do QR Code permite rapidez em uma série de informações sobre a máquina, como fotos de detalhes, informações sobre fabricantes, marca e modelo, histórico de manutenção, manual, horário de funcionamento da máquina. “Em um processo normal, teria de identificar a máquina, o nome dela, o número da placa, digitar no sistema para poder pesquisar essa informação e aí ter acesso aos dados da máquina. A pesquisa teria de ser feita manualmente e a pessoa teria de acessar o sistema, fazer login, pesquisar a máquina e só depois ter acesso ao cadastro. Agora basta utilizar a câmera do celular e a informação já estará disponível imediatamente”, afirmou.

Ainda conforme Jeancarlos Lucietto, a nova funcionalidade já está disponível para todas as indústrias que utilizam o Sistema Senai de Manutenção Industrial. “Como é um sistema 100% web, a partir do momento em que lançamos essa nova funcionalidade, ela já está disponível para todos os nossos clientes. Além disso, essa tecnologia será implantada nas unidades Senai do Estado, para que os nossos alunos também possam ter acesso às informações sobre as máquinas utilizadas nos diversos cursos oferecidos de forma mais rápida, facilitando o processo de aprendizagem”, completou.

O Sistema Senai de Manutenção Industrial é um Sistema inteligente, que apoia as empresas na otimização e gestão da manutenção. Foi concebido pelo Senai de Mato Grosso do Sul para proporcionar aos usuários as ações de pesquisar, cadastrar e editar informações sobre os ativos industriais, materiais, equipes e rotinas de manutenção, tendo como principal objetivo fornecer indicadores simples e intuitivos para a tomada de decisão de forma ágil e eficiente.

O que é o QR Code

Apesar de os QR Codes estarem cada vez mais presente em ações de marketing, essa tecnologia ainda se parece mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Para quem ainda tem dúvidas, o QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenadas uma quantidade significativa de caracteres: numérico (7.089), alfa-numérico (4.296), binário (2.953) e no alfabeto japonês kanji/kana (1.817). Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os QR Codes estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como o Homefront para divulgação de mensagens e dicas do jogo.

Embora pareça ter sido “desvirtuado” de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites.

Comentário

A Agetran (Agência municipal de Transporte e Trânsito) está preparando a área para instalação de um semáforo no cruzamento das ruas Floriano Peixoto com a Joaquim Teixeira Alves, na esquina onde fica localizado o jornal Douranews.

Reivindicação antiga de moradores, empresários e pessoas que se utilizam dessas vias de uma região em acelerado processo de crescimento, a medida está sendo adotada como forma de ‘disciplinar’ a imprudência predominante no trecho.

Antes disso, a Agetran já havia adotado o reforço do sistema de sinalização com placas indicando o sentido preferencial da rua Joaquim Teixeira Alves e marcação na rua, alertando usuários para a necessidade de respeitar as leis de trânsito.

Ainda nesta quarta-feira (17), enquanto técnicos da Agência de Trânsito preparavam o local, cortando galhos das árvores e cavando os buracos onde serão instalados os semáforos, um outro acidente ocorreu no cruzamento. Um Gol branco invadiu a preferencial pela rua Floriano Peixoto e foi colhido por uma caminhonete de cor cinza, apenas com danos materiais.

Comentário

A conquista da edição 2018 da Copa do Brasil pelo Cruzeiro, a sexta da história do clube (antes, já havia ganhado em 1993, 1996, 2000, 2003 e 2017), após a vitória de 2 a 1 sobre o Corinthians, na noite desta quarta-feira (17), na Arena Corinthians, em São Paulo, fez com que a Raposa conseguisse um "strike" na atual temporada.

Pelo investimento feito pela diretoria que assumiu o clube em janeiro deste ano, a expectativa era de que o time tivesse condições de brigar nas três principais competições que tinha para disputar: a Taça Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Vencer a competição mata-mata deu ao time mineiro três grandes prêmios: primeiro, claro, mais um título nacional para a sua galeria. Depois, pelo valor milionário pago pela CBF ao campeão. A Raposa faturou, no total, cerca de R$ 62 milhões. Por fim, a vaga direta (para a fase de grupos) na Libertadores do ano que vem.

O Cruzeiro já havia ganhado, no início de abril, o título do Campeonato Mineiro, após bater o maior rival, o Atlético-MG, no Mineirão. A equipe de Mano Menezes, que havia perdido por 3 a 1 no jogo de ida, no Independência, inverteu a vantagem do adversário, fez 2 a 0 e ganhou o Estadual. Mas a competição valeu mesmo um domínio local. Os objetivos cruzeirenses eram maiores, analisa reportagem do Globoesporte.com

Comentário

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta quinta-feira (18) o abono salarial PIS do calendário 2018-2019, ano-base 2017, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em outubro. No caso do Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, o pagamento começa para quem tem final da inscrição 3.

De acordo com o calendário, os nascidos nos meses de julho a dezembro receberão o PIS ainda no ano de 2018. Já quem nasceu entre janeiro e junho receberá o PIS no 1º trimestre de 2019. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento.

O valor do abono varia de R$ 80 a R$ 954, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2017. Segundo o Ministério do Trabalho, ao todo, serão pagos R$ 18,1 bilhões para 23,5 milhões de trabalhadores.

Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2017. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Rais (a Relação Anual de Informações Sociais), ano-base 2017.

Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa Econômica Federal, e os servidores públicos, no Banco do Brasil. É preciso apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep.

No caso do PIS, para quem é correntista da Caixa, o pagamento é feito 2 dias antes do restante dos outros trabalhadores. Já no caso do Pasep, o crédito em conta para correntistas do Banco do Brasil será efetuado a partir do 3º dia útil anterior ao início de cada período de pagamento, informa o portal G1.

Comentário

Quarta, 17 Outubro 2018 18:12

Odilon retoma campanha em Dourados

O juiz aposentado Odilon de Oliveira, candidato a governador que disputa o segundo turno das eleições em Mato Grosso do Sul pelo PDT com o tucano Reinaldo Azambuja, retoma a campanha eleitoral em Dourados com encontro agendado para às 19h30 desta quinta-feira (18) no espaço de eventos Gisella Fest

De acordo com a assessoria e organizadores da campanha do candidato, Odilon vai se reunir com lideranças políticas, em uma articulação coordenada na cidade pelo candidato a vice-governador pastor Marcos Vitor.

Comentário

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou orientação aos eleitores com o objetivo de uniformizar o atendimento, o registro e o encaminhamento de queixas relativas a eventual mau funcionamento das urnas eletrônicas e padronizar o tratamento de ocorrências apresentadas às polícias, além de evitar a desinformação no dia da eleição.

Em documento assinado pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, e pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, durante cerimônia realizada no Gabinete da Presidência da Corte Eleitoral, a orientação diz que os juízes eleitorais, presidentes das mesas receptoras de votos, mesários e integrantes das Polícias Federal, Civil e Militar, deverão observar eventuais irregularidades desde que comunicadas no dia da votação por qualquer cidadão, especialmente no que se refere a eventuais problemas com a urna eletrônica no ato de votar ou logo após.

De acordo com o documento, também deverão seguir a orientação conjunta quanto ao registro e tratamento de informações relativas à veracidade ou não de notícia veiculada em redes sociais e/ou aplicativos de smartphones e de vídeos sobre o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas, principalmente os que incitem a prática de delitos, em especial o eleitoral.

A orientação conjunta estabelece que, no dia da votação, a queixa de qualquer cidadão sobre eventual defeito ou mau funcionamento da urna eletrônica deverá ser apresentada imediatamente ao mesário ou ao presidente da mesa da seção eleitoral. Este, por sua vez, deverá registrar em ata a manifestação feita pelo cidadão, descrevendo a urna e a situação apresentada, bem como comunicando o fato ao juiz eleitoral.

Comentário

Página 1 de 1087
  • Unimed 38

Entre em Contato

Editor de conteúdo
Clóvis de Oliveira
Email: clovis@douranews.com.br

Rua Floriano Peixoto, 343
Jardim América – Dourados/MS
CEP 79803-050
Tel.: 67 3422-3014
E-mail: douranews@douranews.com.br

Telefones Úteis

Horários de Vôos | Horários de Ônibus