Timber by EMSIEN-3 LTD
Redação Douranews

Redação Douranews

José Trindade dos Santos, de 44 anos, morador no Jardim Márcia e Rubens Carlos Melo Florentin, de 50, morador no distrito de Vila São Pedro, foram detidos por uma das equipes do Getam da PM (Polícia Militar), na noite deste sábado (21), portando arma de fogo.

Conforme boletim de ocorrência lavrado na Depac (a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados, os policiais receberam a denúncia de que uma dupla em uma motocicleta teria efetuado disparos de arma de fogo próximo a escola Tancredo Neves, no Parque das Nações I, sendo que em patrulhamento pela área, identificaram uma motocicleta Honda Falcon de cor vermelha com placa de Dourados, ocupada por duas pessoas do sexo masculino.

Foi dada a ordem de parada, desobedecida pelo condutor da motocicleta que empreendeu fuga em alta velocidade, colocando em risco a vida dos demais ocupantes da via, sendo iniciado o acompanhamento tático. Em vários momentos os ocupantes da motocicleta fizeram menção de sacar arma de fogo, sendo impedidos pela equipe policial que realizou disparos de elastômero (munição de borracha), para reprimir os dois.

Após várias quadras de acompanhamento, os ocupantes da motocicleta tentaram fazer uma curva em alta velocidade e acabaram deslizando e caindo da moto, momento em tentaram fugir a pé e, mesmo resistindo, foram detidos.

Na cintura de José Trindade foi localizado um revólver calibre 38 com 4 munições intactas, que justificou o porte dizendo que estaria sendo ameaçado de morte. O caso foi registrado como porte ilegal de arma de fogo, e os dois suspeitos foram autuados em flagrante.

Comentário

A Unigran Decor, parceria entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, aberta na tarde de sexta-feira (20) na casa do empresário Roberto e da prefeita Délia Razuk, oferece à comunidade regional uma casa ambientada para visitação e proporciona aos acadêmicos a experiência prática da vivência profissional.

“Esta é a primeira e única mostra de ambientação produzida por estudantes em solo brasileiro”, definiu o coordenador da Unigran Decor, Douglas Raldi, na abertura do evento. Neste ano, a segunda edição do projeto propõe a temática ‘Mato Grosso do Sul 40 anos’ e vai permanecer aberta até o dia 25 de novembro.

A mostra conta com mais de 20 espaços e apresenta criações em design, arquitetura e paisagismo. A oportunidade serve de palco para lançar produtos e expor a rota temática do morar no Mato Grosso do Sul, com qualidade e acessibilidade, além disso, é uma excelente opção de entretenimento cultural.

No local também foi montado um amplo restaurante, conduzido pelos professores e acadêmicos do curso de Gastronomia. Os chefs de cozinhia da Instituição assinam um cardápio especial e exclusivo para a ocasião, que também garante aos acadêmicos mais uma oportunidade de desenvolverem competências na cozinha.

A parceria com as empresas do setor de construção civil, paisagismo, móveis, decoração, entre outras, proporcionando-lhes a oportunidade de mostrarem produtos e serviços durante a Decor, foi destacada pela mantenedora da Unigran, a empresária Cecília Zauith, ao reverenciar o espírito de colaboração do casal Délia e Roberto Razuk, em cederem a casa para os experimentos acadêmicos.

A visitação deste ano, aberta ao público das 16 às 22 horas, ocorre na rua Ponta Porã, 2068, no Jardim América. Nos dias 24 e 25 de novembro acontece o SpecialSale, a venda dos produtos expostos na casa.

Comentário

Ao participar do encerramento do II Encontro Carta Caiman no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda, neste sábado (21), o presidente Michel Temer assinou várias medidas na área ambiental, entre elas a que assegura recursos que serão aplicados na recuperação da Bacia do Taquari, que há décadas sofre com o processo de assoreamento. O valor é parte dos R$ 4,6 bilhões em multas ambientais federais que serão convertidas em ações de preservação ambiental.

Em discurso durante o evento e se dirigindo ao presidente Michel Temer, o governador Reinaldo Azambuja falou da importância da medida para a solução de um dos mais graves e antigos problemas ambientais de Mato Grosso do Sul, que é o assoreamento do Rio Taquari. “Talvez uma das maiores conquistas para o meio ambiente brasileiro dos últimos tempos, que permite, através de uma legislação, poder fazer essa transformação de uma multa em serviços ambientais e recuperação do meio ambiente. Isso é tudo que precisávamos. Colocar como uma das prioridades nos editais a recuperação, talvez do maior desastre ambiental de Mato Grosso do Sul e um dos maiores do país, que é a recuperação do rio Taquari, sem sombra de dúvidas é um grande avanço”, disse o governador.

Além de assinar o decreto que regulamenta a conversão de multas aplicadas pelos órgãos ambientais federais em serviços de recuperação de áreas degradadas, o presidente Michel Temer assinou Medida Provisória que estabelece regras para as compensações ambientais em unidades de conservação. Anunciou também a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai, a criação do Comitê Interministerial do Taquari. E o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, assinou Portaria que tem como objetivo apoiar as ações para a conservação da região dos banhados de Bonito.

“Demos um passo para assegurar o futuro do Pantanal. E quando falo em desenvolvimento sustentável uso a palavra diálogo, e fiquei contente em saber que pela manhã produtores e aqueles que se dedicam ao meio ambiente estiveram reunidos discutindo a preservação do Pantanal. O que precisamos fazer no Brasil é juntar brasileiros com brasileiros e não contra. Temos que caminhar por essa trilha, juntar aqueles que são produtores com aqueles que preservam o meio ambiente e nem um nem outro fará nada sem antes haver um amplo diálogo”, afirmou o presidente Michel Temer.

Já o ministro Sarney Filho enalteceu o trabalho que está sendo feito para a preservação do Pantanal. “Demos início a um processo, sem volta, de destinação apropriada do Pantanal para as futuras gerações e principalmente para a melhoria das condições de vida das pessoas que aqui moram e que aqui tem o privilégio de desfrutar essa belíssima natureza”, afirmou o ministro.

O governador Reinaldo Azambuja também falou da importância de todos os segmentos envolvidos se empenharem na busca de ações integradas para o Pantanal. “Existe uma convergência de ideais para se construir políticas públicas para que a gente possa ter desenvolvimento e sustentabilidade. É totalmente possível isso. Sentando-se à mesa encontra-se caminhos, ouvimos aqui as universidades, as instituições encontrando caminhos para produção com sustentabilidade”, afirmou.

Reinaldo enfatizou o papel do homem pantaneiro no processo de preservação do Pantanal, e defendeu a criação de mecanismos que remunere os produtores rurais que pratiquem as atividades de maneira sustentável. “A bacia pantaneira com 84% de preservação e o planalto com quase 40%, isso foi construído por essas pessoas que secularmente viveram ali e são os responsáveis pelo modelo de Pantanal que nós temos”, comentou.

Participaram do encontro também o ministro interino do Meio Ambiente Marcelo Cruz, o empresário Roberto Klabin, dono do Refúgio Ecológico Caiman, os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), os deputados federais Carlos Marum e Tereza Cristina, o senador Pedro Chaves, o presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi, os prefeitos Marlene Bossay (Miranda) e Ruiter Cunha (Corumbá), além de dirigentes das entidades da classe produtora de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Comentário

Empatados na tabela do Brasileirão, com 50 pontos, Grêmio e Palmeiras travam um duelo direto pela vice-liderança da competição, a partir das 16 horas (de MS) deste domingo (22), na Arena, em jogo válido pela 30ª rodada da competição. Apesar da importância da partida, o momento das equipes faz com que apenas uma delas se dedique 100% ao confronto.

Envolvido nas semifinais da Libertadores, o time gaúcho atuará somente com dois titulares, segudo as informações da véspera do confronto: Luan e Michel estarão em campo para adquirir ritmo de jogo, de olho no duelo com o Barcelona de Guayaquil, de quarta-feira (25), no Equador.

Já o Verdão tenta engatar sequência positiva com o interino Alberto Valentim para ainda sonhar em se aproximar do Corinthians, líder com nove pontos de vantagem sobre os rivais. O Santos também divide a vice-liderança com gaúchos e palmeirenses, como mostra o resumo da Série A

Comentário

A pouco menos de um ano para a eleição de 2018, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) enfrenta o pior momento político. O sonho de disputar a Presidência da República foi enterrado, mas ele ainda não jogou a toalha em relação à reeleição ao Senado, embora alguns de seus principais aliados reconheçam que a disputa por uma das 513 vagas na Câmara seja o caminho mais provável, conforme a reportagem de OGlobo deste domingo (22), com repercussão nas demais mídias.

Um ano atrás, era candidato incontestável à Presidência, com um recall de 48 milhões de votos da disputa com a presidente deposta Dilma Rousseff. Agora, Aécio sai de uma posição de líder de grupo político dominante em Minas — e em boa parte do país — para se dedicar à mais dura disputa de sua vida: a defesa sobre as denúncias no STF (Supremo Tribunal Federal) e garantir um mandato, provavelmente de deputado federal, segundo o jornal carioca.

Na quarta-feira (18) passada, quando retornou ao Senado depois de 22 dias afastado por medidas cautelares impostas pela Primeira Turma do STF, Aécio foi recepcionado no gabinete por uma comissão de prefeitos do norte de Minas. Aliados dizem que, embora o senador esteja nacionalmente em uma situação muito ruim, a lógica da política local é diferente, mesmo porque o governador Fernando Pimentel (PT) e seu grupo político também enfrentem desgaste acumulado pelas dificuldades administrativas e pela crise fiscal do estado.

Comentário

O concurso 1.980 da Mega-Sena, que previa pagar 11,5 milhões de reais em premiação, foi sorteado neste sábado (21) no município de Assis Chateaubriand/PR e não teve vencedores. As dezenas sorteadas foram 12 – 16 – 17 – 18 – 34 – 37.

O prêmio acumulado a ser sorteado na quarta-feira (25) deve chegar a 16 milhões de reais.

No sorteio deste sábado, 77 pessoas acertaram a quina e levaram 22.167,05 reais cada um. A quadra teve 4.689 apostas ganhadoras e paga um prêmio de 520,02 reais.

Comentário

Com as recomendações do TCE (Tribunal de Contas do Estado) por meio do relatório da auditoria realizada na Semed (Secretaria municipal de Educação) em Dourados, a prefeita Délia Razuk iniciou ainda na manhã de sexta-feira (20), a análise do documento, junto com a secretária da pasta Denize Portolann.

Délia já adiantou que a partir desse trabalho de análise do relatório, a administração municipal vai tomar uma série de decisões, principalmente a intensificação da contenção de despesas, o que já vem acontecendo na Prefeitura como um todo; a manutenção de unidades escolares que apresentam problemas estruturais e na qualidade da educação.

Já são vários anos em que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apresenta queda em Dourados, segundo o levantamento mostrado para a prefeita e a administração que completa dez meses disse que tem o compromisso de reverter esse quadro. “São diversas falhas e vícios de gestão, também de anos, que devem ser superados para a moralização da máquina pública”, informa a assessoria de comunicação do Município.

Outros itens na área da educação, inclusive alguns deles que já vinham sendo debatidos pela administração municipal e preparados para encaminhar à Câmara de vereadores, também fazem parte desse processo de mudança na educação. Entre eles, critérios para a contratação de professores e a formalização do cargo de diretor de escola, conforme divulgou a assessoria.

O que o TCE mostrou

O relatório do TCE apontou, entre outros itens, que Dourados registra o menor índice na avaliação do Ideb entre os municípios da região, com nota abaixo de 5,0 e que a melhoria nos salários dos servidores da Educação nos últimos anos (um ganho real de 80% de reajuste) não contribuiu para melhorar a qualidade do ensino.

Conforme ainda o Tribunal de Contas, falhas e vícios de gestão que se arrastam por muitos anos ajudam a formar o quadro de falência da educação pública. “A superação de tudo isso e a moralização da máquina pública cabe a atual gestão em seus 4 anos de mandato”, diagnosticou o documento apresentado sesta-feira na Câmara de Vereadores pela conselheira do TCE, professora Marisa Serrano.

“Ausência de transparência na gestão da Secretaria de Educação nos últimos anos, com a inexistência de processo seletivo para contratação de professores temporários” e o indicativo, revelado por 63,64% dos diretores ouvidos (alguns deles há quase 20 anos no cargo) de que seus alunos não estão preparados para a prova do Ideb, preocupam a prefeita.

Comentário

O município de Dourados está recebendo, ao longo deste ano, recursos federais e estaduais da ordem de R$ 103 milhões para investimentos em diversas áreas, como resultado do trabalho do deputado federal Geraldo Resende. O anúncio foi feito pelo parlamentar em reunião com a prefeita Délia Razuk, sexta-feira (21), na Prefeitura. O montante é referente a ações em andamento ou que terão início nos próximos dias, sem considerar as obras já concluídas e entregues este ano.

Segundo Geraldo, o convite para a reunião aconteceu em recente visita da prefeita Délia ao gabinete dele em Brasília. “De pronto aceitei, pois coloco Dourados acima das diferenças partidárias e políticas. Aliás, tão logo terminou o processo eleitoral em outubro do ano passado, me prontifiquei a ajudar a nova administração a superar os grandes problemas de nossa cidade”.

No encontro com a prefeita, além de informar o andamento de projetos que estão sendo executados em parceria com o governo do Estado, Geraldo Resende informou do prazo final para a apresentação de emendas ao Orçamento Geral da União/2018, que venceu na sexta-feira e solicitou entendimentos das equipes técnicas do governo do Estado e da Prefeitura para que algumas obras possam começar ainda este ano.

“Lembrei que o Município não nos havia encaminhado nenhuma solicitação de recursos até aquele dia, mas ao final do encontro a prefeita nos solicitou cerca de R$ 5 milhões para a primeira etapa de um projeto de pavimentação asfáltica do Parque dos Jequitibás”, salientou o deputado. As demais etapas orçadas pela Prefeitura somam R$ 25 milhões.

Sobre essa solicitação, tendo em vista o valor elevado dos recursos Geraldo se prontificou a viabilizar os investimentos em conjunto com outros membros da bancada, principalmente daqueles que conquistam votos em Dourados. “Se ela conseguir que cinco ou mais parlamentares apresentem emendas, eu entro com a minha parte, no mesmo valor indicado pelos outros deputados e senadores”, garantiu.

Ações

Durante o encontro, Geraldo entregou à prefeita Délia Razuk diversos ofícios solicitando agilização de ações viabilizadas pelo parlamentar em convênios executados pelo Município. Entre elas, a reforma do Hospital da Vida, a nova feira livre, sede e equipamentos para o futuro CER (Centro Especializado em Recuperação), equipamentos para a Clínica da Mulher, reforma do Centro Homeopático, reforma da Unidade Básica do Jardim Ouro Verde e pavimentação asfáltica no bairro Vitória.

Também fez solicitações de entendimento do município junto ao Estado, para solucionar pendências em diversos projetos, como a construção de uma praça pública no Parque das Nações II. Entre as ações de responsabilidade do Estado, Geraldo citou também a reforma da Praça Antonio Alves Duarte, a revitalização do Ceper do 2.º Plano, reconstrução do Campo do Zé Tabela, pavimentação no Jardim Valderez e Jóquei Clube, construção do Centro de Diagnóstico e da sede da Associação dos Autistas da Grande Dourados, infraestrutura para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, construção de salas de aula na Escola Castro Alves e de quadra poliesportiva na Escola Menodora, além de obras de asfalto em mais de 20 bairros.

Entre as ações desenvolvidas diretamente pelo governo federal, Geraldo citou os recursos já garantidos, da ordem de R$ 34 milhões, para a construção do Hospital da Mulher e da Criança e R$ 671 mil para a construção da biblioteca da Fadir (Faculdade de Direito e Relações Internacionais) da UFGD.

Aeroporto

Um dos temas tratados pelo deputado na reunião com a prefeita Délia Razuk foi a reforma do aeroporto municipal de Dourados. O parlamentar manifestou preocupação com prazo exíguo que existe para o empenho de recursos, da ordem de R$ 9 milhões, com essa finalidade ainda esse ano. “Precisamos fazer uma ação firme e objetiva nesse sentido, uma vez que se o empenho não acontecer esse ano, nosso aeroporto pode ser preterido dentro do Plano de Investimento em Logística do governo federal, o que poderia ocasionar grandes atrasos nesse projeto”, relatou o parlamentar.

Comentário

O projeto “Diga Não Ao Crime”, desenvolvido pelo Assessor de Comunicação Social do 3º Batalhão da PM (Polícia Militar) em Dourados, 1º.sargento Julio Arguelho, realizou palestras em seis escolas de Caarapó entre quarta (18) e quinta-feira (19) desta semana, contemplando mais de 700 pessoas de quatro escolas em Caarapó e outras duas nos distritos de Nova America e Cristalina.

A coordenação da visita a Caarapó ficou a cargo do tenente Alan Regis, comandante da unidade da Policia Militar na cidade. O projeto nasceu em setembro de 2015, com a visão de trazer adolescentes da faixa etária dos 13 aos 17 anos as consequências criminais advindas do envolvimento com as droga e por sua vez com o tráfico, especialmente considerando os limites com a região de fronteira, com a finalidade de inibir a iniciação criminal desse público.

Durante as palestras são utilizadas diversas mídias que enfatizam a ação de criminosos na fronteira, a ação dos órgãos de segurança pública no combate ao narcotráfico na região, além das consequências do uso de drogas para a saúde física, psíquica e social do usuário. A palestra do DNC aborda assuntos como toxicologia, noções de autoridade, ação de grupos criminosos na fronteira, consequências criminais e à saúde do usuário de drogas e a ação da Polícia Militar no combate ao crime, principalmente o narcotráfico.

No final de cada palestra é apresentado um video institucional da PMMS com resultados operacionais de janeiro a agosto de 2017, bem como ações de cunho social, incentivando cada participante a conhecer mais um pouco da Policia Militar como opção de profissão no futuro.

O projeto DNC já foi apresentado para mais de 7 mil expectadores em diversas cidades do Estado, e abre um novo ciclo de matriculas para escolas. Mais informações os interessados poderão obter através do telefone 99624-6956 ou 3902-2575. Conheça mais do projeto AQUI 

Comentário

A meta dos atendimentos realizados pelos ônibus do Previne (Projeto de Prevenção ao Câncer) da Cassems é zerar a fila de espera dos exames de mamografia no município de Dourados. Este é o objetivo compartilhado com a Secretaria municipal de Saúde no contexto da campanha Dourados Rosa e que motivou a parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul e com o Previni.

Esta meta também foi ressaltada pelo presidente da Cassems, Ricardo Ayache, e pelo médico oncologista Fabricio Colacino, do Previne, durante a solenidade oficial de lançamento da atividade ocorrida na noite desta quarta-feira (18) em Dourados. “Escolhemos a cidade para completar os seis anos de atendimentos dos ônibus que chegou a 60 mil realizados em todo o Estado. Escolhemos Dourados pela receptividade que tivemos e porque aqui havia uma fila de 600 pessoas esperando os exames e pretendemos zerar esta fila”, disse Fabricio Colacino.

A duas unidades móveis atenderam na Praça Antônio João, até nesta sexta-feira (20), no contexto da campanha Dourados Rosa, instituída pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde, parceria que Ayache fez questão de salientar como fundamentais para a prevenção ao câncer.

“Vamos comemorar a saúde. Gostaria de ressaltar a importância da prefeita Délia e do secretário Renato Vidigal. Cá pra nós, pra fazer gestão em saúde só com muita vontade de transformar para melhor a vida e a saúde das pessoas. Não fosse este apoio não estaríamos aqui para executar um trabalho que vai zerar a fila de mamografia da cidade de Dourados pela primeira vez na história”, disse Ricardo Ayache.

A prefeita Délia Razuk falou sobre a importância de ações para a prevenção das doenças e citou não só as ações na área da saúde, mas também em outras frentes. “Temos um compromisso com as pessoas e trabalhado na prevenção. Para isso, além de ações como esta aqui na praça, temos as ações que ocorrem no Jorjão, nos esportes, nos Cras, enfim, em várias áreas e contribuem para o bem-estar e saúde das pessoas. Em especial hoje aqui, quero agradecer a Cassems pela parceria”, disse a prefeita.

Secretário de Saúde, Renato Vidigal falou dos avanços que Dourados tem conquistado. Entre eles, a efetivação da Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), a melhoria do índice de captação de órgãos doados que têm salvado vidas e, principalmente, o trabalho para sanar demandas da oncologia. “Muita gente fala mal do Hospital da Vida, mas foi lá que ocorreu a captação de um coração doado, feito por médicos renomados do Incor. É lá que toda a demanda da região é atendida. É lá que pacientes do câncer têm sido amparados. O trabalho é grande e ninguém aqui tem fugido da responsabilidade”, ressaltou Vidigal.

Comentário

Página 1 de 728

Brasileirão - Rodada

Classificação

  • Kikao peixe
  • Unimed 38
  • unigran vest 18 menor

Entre em Contato

Editor de conteúdo
Clóvis de Oliveira
Email: clovis@douranews.com.br

Rua Floriano Peixoto, 343
Jardim América – Dourados/MS
CEP 79803-050
Tel.: 67 3422-3014
E-mail: douranews@douranews.com.br

Telefones Úteis

Horários de Vôos | Horários de Ônibus