Timber by EMSIEN-3 LTD
Redação Douranews

Redação Douranews

O Procon de Dourados já iniciou contatos com os representantes das empresas para acertar os últimos detalhes da realização da campanha ‘Saindo do Sufoco’, edição anual que proporciona aos consumidores a chance de quitar os débitos, conseguir bons descontos nos juros e um parcelamento diferenciado no Mutirão de Negociação de Dívidas, que vai acontecer, este ano, entre os dias 20 a 28 de novembro.

A novidade na edição deste ano, segundo o Procon, é que os fornecedores estarão em contato direto com os credores, para isso serão disponibilizados espaços para que as empresas ofereçam propostas de negociação aos consumidores. Para esse atendimento a ideia é o programa que seja realizado nos dias 20 e 21 de novembro na praça Antônio João, e nos dias 22 a 28 de novembro na sede do órgão de defesa do consumidor.

“Qualquer pessoa que contraiu uma dívida e quiser negociar poderá ser beneficiada pela iniciativa, destinada aos douradenses. É uma ação importante diante do atual cenário econômico no qual nos encontramos”, observa o diretor do Procon, o procurador do Município Mário Júlio Cerveira.

Algumas grandes empresas já confirmaram a participação, mas, é possível, também, a participação de empresas locais, independente do porte. Todas que queiram aderir à campanha tem prazo até o dia 30 deste mês para confirmarem ao órgão a participação na ação.

O Procon vai manter um acompanhamento em todas as propostas disponibilizadas aos consumidores.

Informações

Para ser atendido é necessário que o consumidor saiba a quem está devendo. Caso seja a uma das empresas participantes, ele deverá se dirigir ao local munido dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e qualquer documentação que comprove o débito (como faturas ou cartas de cobrança). O próprio devedor deverá comparecer ou enviar um procurador devidamente autorizado.

O Procon também atende pelos telefones 151, ou o 3411-7754.

Comentário

A Guarda Municipal de Dourados prendeu, na madrugada desta terça-feira (23), um morador de rua de 53 anos de idade suspeito de tentar matar um rapaz de 18 com pedaço de concreto.

O rapaz teve ferimentos na cabeça, no rosto e ficou com alguns dentes quebrados. Mesmo ferido, ele foi até a rodoviária e pediu ajuda à equipe de plantão da Guarda Municipal.

O Samu foi acionado e levou o rapaz para ser medicado no Hospital da Vida, enquanto o agressor foi preso e confessou que tentou matar o rapaz a pedradas.

O suspeito disse ainda à Guarda Municipal que estava com a vítima em um imóvel abandonado quando começaram a brigar por motivos fúteis. O caso será investigado

Comentário

A prefeita Délia Razuk recebeu, na manhã desta terça-feira (23), no gabinete, a secretária estadual de Assistência Social Elisa Nobre para tratar assuntos ligados a entidades do terceiro setor e aos profissionais da área que atuam no município. A reunião foi acompanhada também por secretários municipais, vereadores e o representante da Funtrab (Fundação do Trabalho no Estado), Clistiano Fernandes.

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado, juntamente com as equipes da Secretaria municipal de Assistência Social, realiza levantamento nas entidades do terceiro setor de Dourados para estruturarem a oferta de capacitação.

Elisa Nobre disse que o intuito é formatar as ações de acordo com o que for pertinente a cada uma. “Estamos nas entidades colhendo as opiniões para que essas capacitações possam ocorrer justamente dentro das necessidades e na sequência vamos estruturar a forma que essas ações acontecerão”, disse.

As visitas têm acontecido em todos os segmentos que são contemplados na assistência social, seja nas instituições que trabalham com idosos, crianças e adolescentes ou com pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Outra ideia é descentralizar a capacitação voltada para os profissionais da área da assistência social que atualmente acontecem apenas em Campo Grande. Elisa disse que pretende expandir essas ações para Dourados e outras regiões.

A prefeita Délia Razuk agradeceu a visita e os encaminhamentos realizados em conjunto com a Secretaria local. “Temos contado com essa abertura para trazer ações para Dourados e isso é fundamental para agregar ao trabalho da Assistência Social. Esse trabalho com as instituições era uma demanda existente e agora, com essa parceria, conseguiremos realizar”, disse, enfatizando que a capacitação para os profissionais da área no município facilitará o trabalho e diminuirá custos.

De acordo com o secretário de Assistência Social de Dourados, Landmark Rios, as equipes em conjunto já visitaram a Sociedade Pestalozzi e o Lar Ebenézer e seguem com agenda de visitas.

“A secretaria estadual de Assistência Social tem sido parceira do nosso município, por meio das políticas públicas, um trabalho em aliança, e nosso foco é a capacitação tanto para o terceiro setor quanto para nossos técnicos, sendo neste último com a novidade de realizar de forma regional em Dourados”, destacou.

Outro local que seria visitado pelos representantes ainda nesta data é a Casa do Trabalhador. Elisa destacou que o local recebeu doações do Ministério Público do Trabalho, o que vai agregar no atendimento ao público. “São computadores e aparelhos de ar condicionado. A estrutura contará com melhorias para quem trabalha no local e para a população atendida”, disse.

Os vereadores Cirilo Ramão, Junior Rodrigues e Pedro Pepa acompanharam o encontro. O presidente da Funed, Jânio César Amaro e as secretárias de Desenvolvimento, Rose Ane Vieira, e de Governo, Patrícia Donzelli, também estiveram presentes.

Comentário

A Prefeitura de Dourados está com uma equipe de tapa-buracos atuando na região do prolongamento da avenida Marcelino Pires, na saída para Campo Grande. Como disse a prefeita Délia Razuk, uma via com o pavimento em condições normais de uso oferece, além de tudo, mais segurança ao usuário.

O serviço de restauração acontece nas duas pistas da avenida, no trecho entre o Monumento ao Colono e o trevo com a BR 163, próximo ao Hotel 10. Nesta segunda-feira (22), durante todo o dia, os responsáveis pela execução do trabalho se concentraram naquele trecho, com a proposta de finalizar em poucas horas.

O prolongamento da Marcelino Pires é uma via de extrema importância, visto que é a entrada oficial da cidade para quem chega de São Paulo, Campo Grande e outras regiões do Brasil.

A Prefeitura tem mantido também um serviço constante de tapa-buracos nas demais ruas urbanas, mantendo em boas condições principalmente os maiores acessos, incluindo vias que interligam bairros e área central e ainda aquelas utilizadas pelo transporte coletivo. A rua Mato Grosso, uma das mais movimentada da área central da cidade, também já recebeu esse atendimento.

Comentário

Terça, 23 Outubro 2018 11:59

Ônibus de passageiros pega fogo na BR 163

Um ônibus da empresa Expresso Queiroz foi incendiado no trajeto entre Dourados e Campo Grande quando passava pelo trecho da localidade denominada Vila Sapé, após o trevo de acesso a Douradina, na BR 163.

De acordo com internauta, o veículo pegou fogo durante o trajeto e o condutor ainda teve tempo para estacionar e, com a ajuda de passageiros, retirar malas e objetos do interior.

Veja vídeo

Um caminhão pipa da concessionária CCR MSVia, que administra o trecho da rodovia, atendeu no local e ajudou a combater as chamas. Não há registro de vítimas.

Comentário

Um homem de 73 anos que havia sido preso sob suspeita de praticar estupro contra a própria neta, de 11 anos de idade, e que estava recolhido desde esta segunda-feira (22) em uma das celas da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Rua Cuiabá, foi morto no final da manhã desta terça (23), após ser espancado por outros presidiários do mesmo espaço.

Milandro Rodrigues foi preso durante a Operação Saturação, depois de apontado por familiares pelo fato de ter violentado a neta de 11 anos. Na delegacia, ele foi colocado com outros presos e orientado pela polícia para não comentar sobre o crime que o levou para a cadeia. Porém, como revela reportagem da rádio FM94, o homem acabou contando que tinha um mandado de prisão por ter abusado da neta, motivo suficiente para que os companheiros de cela iniciassem as agressões.

Segundo relatório policial, pelo menos, 14 internos avançaram sobre o idoso, que ficou com o corpo desfigurado em razão dos golpes recebidos. Todos os detentos que estavam na cela serão autuados por homicídio, de acordo com a publicação.

Comentário

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), candidato a reeleição em Mato Grosso do Sul, anunciou nesta manhã de terça-feira (23) que vai fechar a caminhada do segundo turno com uma grande mobilização prevista para ocorrer neste sábado (27) em Dourados. A eleição ocorre no domingo (28) quando o governador vai disputar nas urnas com o juiz aposentado Odilon de Oliveira, que concorre pelo PDT.

“Dourados, cidade onde o Governo aplicou mais de R$ 500 milhões e que hoje desponta como referência em crescimento e mobilização política no Estado, sempre vai merecer a nossa consideração. Por isso, escolhemos homenagear essa brava gente com uma grande concentração sábado pelas ruas da cidade”, disse Azambuja. Além de cumprimentar pessoas, o candidato vai percorrer as principais avenidas e bairros com os apoiadores da campanha.

Em Dourados, o atual Governo vem investindo pesado em obras de infraestrutura urbana. Além da revitalização da pavimentação das avenidas Marcelino Pires, Weimar Torres e Joaquim Teixeira Alves, em breve será iniciada a recuperação da Hayel Bon Faker e as obras do primeiro Hospital Regional para atender a Atenção Básica e Especialidades em uma área que compreende cerca de 800 mil habitantes entra em nova fase de construção.

O Governo construiu ainda escolas, incluindo uma em Tempo Integral, ativou o Hospital de Cirurgias Eletivas e estimulou a geração de novos empregos e oportunidades de trabalho ao fornecer incentivos fiscais para a duplicação da planta da Seara Alimentos e a implantação do complexo industrial da Coamo. Ainda este ano, a comunidade indígena vai receber a Caravana da Saúde nos moldes da que foi realizada no ano passado com pessoas que aguardavam na fila há vários anos.

Comentário

Como parte do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo) da CNI (Confederação Nacional da Indústria), a Assessoria Sindical da Fiems realizou, na semana passada, um encontro com contadores de Dourados para disponibilizar orientações sobre regras aplicáveis ao eSocial. No evento, o contador e consultor da CNI, Niveson da Costa Garcia, levou em consideração a uniformização, centralização das obrigações e o combate à sonegação de informações relativas aos empregados, bem como os principais aspectos que devem ser objeto de cuidado e atenção.

Além disso, Niveson da Costa Garcia delineou todos os itens que envolvem o novo sistema que já se encontra em vigor. “O objetivo do encontro foi apresentar de forma panorâmica os cuidados e caminhos que o contador tem que percorrer para trabalhar com o eSocial, de forma segura e tranquila”, disse, deixando claro aos colegas sul-mato-grossenses que o eSocial traz de novo apenas a forma de repasse das informações que já eram registradas para os órgãos de fiscalização.

“O eSocial foi colocado para funcionar em uma escala progressiva. Em janeiro de 2019 todas as entidades estarão na plataforma, inclusive o governo. Ele não cria nada novo. A diferença é que hoje as empresas têm informações e as guardam. A partir do eSocial, as empresas terão que compartilhar todas essas informações com os órgãos de fiscalização. Essas entidades, hoje, têm apenas um resumo ou acesso total quando promovem uma fiscalização. Com o eSocial passarão a ter esse acesso de forma imediata e online”, detalhou o consultor da CNI.

Ele reforça que o papel do contador é primeiro conscientizar a administração da empresa, da responsabilidade, dos requisitos que elas nunca se preocuparam em decidir. “Na pequena e média empresa, o contador tem que convencer, orientar e executar para entregar com a melhor qualidade possível. Nas grandes empresas, o contador vem desde 2007 entrando nessa série de sistemas e aprendendo. A função do contador é trazer essa experiência com outros sistemas e trazer para o eSocial”, falou.

Para o presidente do Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul do Estado de Mato Grosso do Sul), Gilson Kleber Lomba, durante o encontro, o consultor destacou a importância de ter cuidado com o repasse das informações para a plataforma, pois, com o eSocial, a fiscalização dos órgãos passa a ser diária e qualquer informação errada pode acarretar em multas para as empresas. “O eSocial trará muitas mudanças na rotina das empresas com relação às informações que devem ser lançadas e é muito importante que haja eventos como esse para preparar os profissionais. Vemos que muitos já estão se preparando para essa nova realidade, mas ainda há muitas dúvidas sobre a ferramenta”, afirmou.

Comentário

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendou à presidente da Câmara de Dourados, vereadora Daniela Hall (PSD) e aos colegas dela na Casa de Leis, que suspendam a tramitação do Projeto de Lei 019/2018/PGM, que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico, “até que haja apresentação e parecer do grupo de acompanhamento, instituído por meio do Decreto 500/2018, a fim de garantir a eficiência dos produtos entregues pela empresa contratada, o que possibilita eventuais adequações ou ajustes pontuais antes da aprovação da lei”, conforme argumenta o Promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior.

De acordo com o Promotor de Justiça, a Recomendação foi necessária devido à ausência de informações sobre as adequações solicitadas pelos representantes do grupo de acompanhamento, pois chegou ao conhecimento dele que foi protocolado junto à Câmara Municipal o Projeto de Lei que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico, instrumento da Política Municipal de Saneamento Básico, contemplando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Desde então, foram requisitadas informações ao grupo de acompanhamento sobre o Produto Final em relação à sua eficiência e adequação às necessidades municipais para atendimento de toda a demanda de saneamento do Município, e foi apresentada severa deficiência, informando ainda se houve observância aos apontamentos e indicações do grupo de acompanhamento, no exercício de suas atribuições.

No entanto, o representante do grupo de acompanhamento informou que "não é possível responder com precisão porque essa versão final não foi disponibilizada para os integrantes” do mesmo grupo. Etéocles considerou que, segundo as informações constantes nos autos, a Procuradoria-Geral do Município teria orientado que o Produto Final do PMSB apenas será disponibilizado após a aprovação pela Câmara de Dourados.

Para fazer a Recomendação, o Promotor de Justiça levou em consideração a elaboração do PMDB (Plano Municipal de Saneamento Básico) que objetiva diagnosticar o estado de salubridade ambiental da prestação dos serviços de saneamento básico e estabelecer a programação das ações e dos investimentos necessários para a universalização, com qualidade destes serviços, e, consequentemente, promover a saúde, a qualidade de vida e do meio ambiente, assim como organizar a gestão e estabelecer as condições para a prestação dos serviços de saneamento básico, de forma que cheguem a todo cidadão, integralmente, sem interrupção e com qualidade.

O Promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior explica que a elaboração do Plano de Saneamento Básico de Dourados é objeto do inquérito civil após informação de que esse documento está sendo elaborado pela empresa Groen Engenharia e Meio Ambiente Ltda-Epp. Ele explica ainda que os serviços da contratação têm por objetivo dotar o gestor público municipal de instrumento de planejamento de curto, médio e longo prazo, de forma a atender as necessidades presentes e futuras de infraestrutura sanitária do Município. Busca, ainda, preservar a saúde pública e as condições de salubridade para o habitat humano, bem como priorizar a participação da sociedade na gestão dos serviços.

Por último, o Promotor destaca que o Plano de Trabalho para elaboração do PMSB inclui também a etapa de formação do Grupo de Acompanhamento que seria responsável, principalmente, pelo controle das ações realizadas e identificação de necessidades locais para o planejamento de medidas que tornem a gestão dos serviços de saneamento básico mais eficientes quanto aos aspectos ambientais, econômicos e sociais. A Câmara de Dourados tem prazo até nesta quarta-feira (24) para comunicar o Ministério Público Estadual se será acolhida ou não a Recomendação. Em caso de descumprimento, o Ministério Público Estadual poderá tomar outras medidas cabíveis, diz a assessoria do MPMS.

Comentário

Nuvens de instabilidade voltam a se formar a partir desta terça-feira (23) em Mato Grosso do Sul, informa o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), indicando o deslocamento de uma frente fria pelo leste da região Sul do Brasil, a persistência de um sistema de baixa pressão no Paraguai e a migração, em altos níveis, da Alta da Bolívia ao Sul.

Essa mudança de posição climatológica ajuda a promover o marcante aumento da convergência de umidade no Estado, o qual voltará a instabilizar o tempo com pancadas de chuva e trovoadas, de moderada a forte intensidade, as quais devem ser mais severas nas regiões Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

As temperaturas devem variar de 20ºC a 34ºC no Estado ao longo do dia, de acordo com o Inmet.

Comentário

Página 1 de 1093
  • Unimed 38

// MANOEL AFONSO

Amplavisão – Os caminhos dos votos dos deputados eleitos

ELEIÇÕES Vários fatores concorrem para o sucesso.São 24 vagas para a Assembleia Legislativa, início de carreira vitoriosa ou cemit&eacu...

0 : Comentários Twittar esse Artigo!

Entre em Contato

Editor de conteúdo
Clóvis de Oliveira
Email: clovis@douranews.com.br

Rua Floriano Peixoto, 343
Jardim América – Dourados/MS
CEP 79803-050
Tel.: 67 3422-3014
E-mail: douranews@douranews.com.br

Telefones Úteis

Horários de Vôos | Horários de Ônibus