Timber by EMSIEN-3 LTD
  • ms dengue
  • Dnews Whats
Redação Douranews

Redação Douranews

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem inúmeros políticos de carreira cumprindo expediente nos mais variados cargos. Mas, é o sul-mato-grossense Osnei Okumoto, técnico da saúde e gestor profissional, que está fazendo a diferença e ganhando destaque na equipe do governador Ibaneis Rocha.

Osnei Okumoto está listado no levantamento que o Instituto Exata Opinião Pública publicou neste início do ano. Durante o ano de 2020, o secretário de Saúde do DF conquistou espaço, popularidade, confiança e praticamente entra no páreo com a secretária de Esporte, Celina Leão, porém ela é política de carreira e tem uma longa passagem pelo legislativo, e também está fazendo um bom trabalho.

De acordo com a pesquisa, Celina Leão aparece em primeiro de popularidade, com 2,5% da votação e é seguida de Osnei Okumoto que conquistou 1,53%. Logo a seguir vem os secretários da Segurança Pública, Anderson Torres com 0,78%, e o da Economia, André Clemente com 0,70%. A pesquisa mede o grau de popularidade e atuação dos secretários.

O nome de destaque, que teria surpreendido até o alto escalão do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, é especialista na área hospitalar e assumiu a secretaria por duas vezes dando choque de gestão, principalmente no forte relacionamento da pasta com os órgãos de fiscalização e controle. Okumoto é farmacêutico bioquímico, já foi presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul e conselheiro federal de farmácia junto ao CFF. Passou pelo cargo de secretário nacional de Vigilância em Saúde.

Osnei Okumoto está tão avançado na gestão, que o Plano Nacional de Vacinação está por todos os municípios do país, mas no Distrito Federal o nome do plano local é conhecido como "Plano Okumoto de Imunização". De poucas palavras, mas forte na gestão, Okumoto apenas disse que reconhece o trabalho, e que "o DF está preparado para a imunização em massa e vamos ganhar essa guerra planetária”. (Colaborou: Dendry Rios)

Comentário

O Governo do Estado recebeu neste domingo (24) um novo lote com 22 mil doses da vacina contra Covid-19. Com a nova remessa, Mato Grosso do Sul soma 180 mil doses recebidas da vacina contra o coronavírus. A Secretaria de Saúde começa a distribuição aos municípios na madrugada desta segunda-feira (25), mantendo a mesma logística adotada quando da chegada das primeira doses, que garantiu a entrega das vacinas aos municípios em tempo recorde, de 24 horas em média.

O governador Reinaldo Azambuja comemorou a chegada de mais doses da vacina, importante para conter o avanço da pandemia no Brasil. “Recebemos com muita alegria esse novo lote. Como foi no primeiro lote, irá chegar rapidamente aos municípios. Pedimos que os grupos prioritários sejam respeitados. Vamos evitar aqueles “fura-fila”, que querem furar a fila dessas pessoas que foram escolhidas pelos critérios técnicos, critérios da saúde. Então gostaria muito de comunicar que em 24 horas todos os 79 municípios, de novo, estarão recebendo essas vacinas”, disse.

Reinaldo Azambuja reforçou que o início da vacinação não pode criar o clima de relaxamento, de que a situação está sob controle. “Com a chegada da vacina, muitas vezes abre-se uma percepção de que a pandemia acabou. E ela não acabou. Mais do que nunca nós precisamos do uso de máscaras, precisamos do isolamento, precisamos nos cuidar para proteger a vida de todos aqueles que nós tanto amamos”, disse ele.

O carregamento com 44 caixas da vacina AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum, somando 22 mil doses, desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande na tarde deste domingo, e foi acompanhado pelo secretário Geraldo Resende. “Vamos dar continuidade a distribuição da vacina aos municípios. Mato Grosso do Sul está dando exemplo. No primeiro lote distribuímos em menos de 24 horas aos municípios. Vamos repetir a força-tarefa para que as doses cheguem aos municípios da forma mais rápida possível”, disse.

Nessa primeira fase serão imunizados os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, portadores de deficiência em residências inclusivas, além de indígenas e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de Covid-19.

Comentário

A Secretaria municipal de Educação reabre nesta segunda-feira (25), e prossegue até sexta-feira (29), o processo de inscrições para matrículas nos Ceims (Centros de Educação Infantil) e nas escolas da Reme (Reme Municipal de Ensino) para o ano letivo que deveria começar no dia 8 de fevereiro, mas agora está sendo revisado pela secretária Ana Paula Benitez. Nova resolução vai normatizar a forma de volta às aulas.

No sábado (23), em entrevista na rádio Grande FM, a secretária Ana Paula classificou como ‘fakenews’ a informação, divulgada no próprio site da Prefeitura, onde consta que “o calendário escolar prevê o início das aulas no dia 8 de fevereiro”, e justificou que publicação do dia 18 de dezembro do ano passado que rege o ano escolar seguinte "pela minha vontade vai voltar de forma presencial, mas não está definido de que forma, porque não temos um plano de biossegurança”.

“Eu dependo da ciência, da saúde, a saúde salva vidas e a educação constrói vidas, ninguém aqui falou em aula presencial” reparou ela. A secretária disse que vai republicar o calendário escolar nesta segunda-feira, determinando a volta dos profissionais às salas de aula no dia 3 de fevereiro, conforme orientação da direção da escola.

FACE prefeitura educaçao

Anúncio de volta às aulas de modo presencial repercute na página da Prefeitura no Facebook (Reprodução)

A direção da escola, segundo ela, é que terá toda a autonomia para determinar se a volta às aulas será de forma presencial, ou não, mas o ano letivo começa dia 8, “a não ser que o Município venha a suspender o ano escolar”, observou Ana Paula. A resolução a ser republicada, agora ouvindo o secretário de Saúde, Frederico Weissinger, deve considerar medidas de distanciamento e os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus por parte dos integrantes da comunidade escolar.

Rematrícula automática

Nos comunicados da Prefeitura, indicando o quantitativo de inscrições já formalizado na primeira etapa desse processo - 3.528 alunos preencheram os dados para vagas nos Ceims e 3.665 para as escolas do município - totalizando 7.193 inscrições até o dia 21 deste mês, não constam, entretanto, a informação de que, pela Resolução 100, editada pelo ex-secretário da pasta, Upiran Jorge Gonçalves, em publicação do dia 19 de novembro do ano passado, “as rematrículas para o ano de 2021 serão feitas de forma automática nas unidades da Rede Municipal de Ensino”.

Veja o que diz a Resolução 100:

Regulamenta as Rematrículas no período de Pandemia do Novo Coronavírus COVID – 19


CONFIRA AQUI, A PARTIR DA PÁGINA 4

- As rematrículas para o ano de 2021 serão de forma automática nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS.
- Os Centros de Educação Infantil Municipal e as Unidades Escolares deverão comunicar os pais, alunos maiores e responsáveis a forma que acontecerá a rematrícula no ano de 2021.
- As Unidades efetuarão as rematrículas automaticamente dispensando a assinatura do pai, responsável ou do aluno maior, constando no campo de observação, utilizando um carimbo, a seguinte informação: No ano de 2021, Rematrícula Automática, dispensado a assinatura do pai ou responsável em decorrência da Pandemia Mundial do Novo Coronavírus COVID - 19, conforme Resolução SEMED nº 100, de 17/11/ 2020.
- Os alunos novos ou aqueles que queiram transferência para outra unidade na Rede Municipal ou para outra Rede de Ensino, deverão efetuar as inscrições para as Unidades Escolares ou CEIMs pelo portal do município de Dourados-MS – no site www.dourados.ms.gov.br – conforme Edital publicado pela SEMED.
- As Unidades Escolares no Ensino Fundamental deverão manter as turmas para o ano de 2021 com os mesmos alunos (as), no mesmo período e se possível com os mesmos professores (as) considerando a atipicidade da situação emergencial em virtude da Pandemia do Novo Coronavírus COVID - 19 em que nos encontramos, com exceção para os alunos que serão matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental.
- A Unidade Escolar só deverá alterar a turma ou o período de estudo do aluno através da solicitação expressa do pai ou responsável.
- A direção da Unidade Escolar deverá comunicar aos pais ou responsáveis a situação desses casos específicos. A Central de Matrícula deverá atender primeiramente os alunos que ficaram sem condições de continuar na própria Unidade Escolar, para depois colocar à disposição da comunidade as vagas existentes para alunos novos.

Comentário

A Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) desmentiu, na tarde deste sábado (23) a denúncia anônima de que há favorecimento na vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid-19, no Hospital Cassems de Dourados.

O plano de saúde informa, ainda, que o trabalho de imunização para a Covid-19, na rede hospitalar Cassems, obedece rigorosamente todos os parâmetros técnicos e científicos, sem qualquer tipo de favorecimento. O Hospital apura a origem da informação veiculada.

“Como até o presente momento, não há doses suficientes para vacinar todos os colaboradores, a Caixa dos Servidores acompanha o Plano Nacional de Vacinação, que define prioridades na aplicação”, disse a Cassems, em nota, acrescentando que “o protocolo estabelecido está sendo seguido rigorosamente e, inclusive, a Cassems compartilha informações com a Secretaria Municipal de Saúde”.

Comentário

Uma mulher, residente em Dourados, com comorbidades, que tinha sido internada em hospital público no dia 6 deste mês e testou positivo para a Covid-19, é o mais recente registro de óbito, ocorrido na madrugada deste sábado (23), conforme boletim atualizado da Prefeitura.

Ainda conforme o boletim, o Município teve novos 124 casos positivos para a doença nas últimas 24 horas, com nove casos de pacientes recuperados. Dos 124 novos confirmados, 13 são de servidores das áreas de Saúde e Segurança e três indígenas.

Também foram registrados em Dourados dois óbitos, de um homem morador em Naviraí e o outro de Eldorado, ambos com comorbidades.

Comentário

Policiais militares do Distrito de Nova Itamarati acabaram desbaratando grupo de traficantes que praticavam o descaminho de mercadorias ao atender, na tarde desta sexta-feira (22), denúncia anônima de que um veículo Virtus, da Volkswagen, estaria nas imediações em atitude suspeita.

Diante da denúncia, os policiais realizaram policiamento ostensivo e preventivo com vistas ao veículo citado, quando avistaram outro veículo (Honda/City) em atitude suspeita. Os policiais, então, se aproximaram e, durante a abordagem, notaram que os ocupantes (um casal de 36 e 23 anos) estava transportando produtos oriundos do Paraguai sem as devidas documentações legais.

Diante do fato, os policiais apreenderam as mercadorias para encaminharem à Receita Federal, as quais, após contabilizadas, somaram 13 caixas de essência para narguilé (contendo um total de 156 pacotes), um volume de óculos contendo 1200 unidades e nove volumes de relógios de marcas diversas foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal

Logo após terminarem os procedimentos legais em relação à apreensão dessas mercadorias, os policiais retornaram ao policiamento ostensivo e acabaram por localizar o outro veículo e, diante da fundada suspeita caracterizada através de denúncia anônima, encontraram grande quantidade de cigarros oriundos do Paraguai.

O condutor do veículo relatou aos policiais que não era o proprietário da mercadoria e que havia sido contratado para transportar o cigarro e, pelo serviço, receberia R$ 700. Com ele foram apreendidas 40 caixas de cigarro das marcas Hills e Fox, as quais totalizaram 2.500 pacotes. Os policiais localizaram, também, dois rádios de comunicação os quais não possuíam autorização de uso pela Anatel, a agência nacional de telecomunicações.

Comentário

Desde o início da pandemia, os profissionais da saúde têm se desdobrado para conseguir atender as demandas que surgiram. O psicólogo tem papel fundamental nesse período que a sociedade atravessa e também precisou se adaptar à nova realidade.

Com a necessidade do distanciamento social, os atendimentos passaram a acontecer de forma remota. Já havia uma resolução que permitia as consultas on-line, porém era uma ferramenta pouco utilizada, geralmente só acontecia em casos que o paciente estaria distante por um longo período.

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Unigran, Ticiana Araújo da Silva, comenta que a presencialidade é algo muito importante. “O atendimento on-line foi uma mudança drástica, alguns pacientes viram isso com bons olhos, outros nem tanto. Então demorou um tempo também para o próprio paciente se habituar a esse novo formato. Mas como foi um período muito difícil e as pessoas estavam em sofrimento, houve uma adesão muito grande, inclusive de novos pacientes”, disse.

A coordenadora destaca ainda a importância de buscar ajuda profissional para lidar com as “marcas emocionais” que surgiram nesse período de quarentena. “A pandemia trouxe não só o adoecimento físico para alguns que pegaram a Covid-19, que precisaram fazer tratamento, outras pessoas não resistiram, mas também trouxe muito sofrimento emocional, como angústia, medo, incertezas, fobias, sensação de morte. Tudo isso é complicado demais, um acompanhamento psicológico é essencial nesses casos”, falou Ticiana.

Durante todos esses meses de pandemia, houve também uma força de trabalho por parte dos psicólogos para oferecer apoio aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. “Essas pessoas cotidianamente sofrem os riscos, temores e enfrentam a realidade brutal dessa doença, ter um lugar de escuta onde eles podem falar dos medos e dificuldades é necessário para continuar na luta”, comentou a psicóloga.

Para finalizar, Ticiana da Silva lembrou que sempre haverá campo de atuação. “A Psicologia é uma área muito promissora que não vai sofrer defasagem ao longo dos anos, porque enquanto existir o ser humano, a psicologia estará presente. Temos um enorme campo de atuação, tanto na área da saúde, educação, e podemos trabalhar junto com um profissional de marketing, ou na área jurídica, no sistema prisional, no trânsito. O atendimento clínico é o clássico, mas não é o único campo de atuação”, concluiu.

O curso

O curso de Psicologia tem duração de 10 semestres, no período matutino ou noturno. Além das salas de aulas e os laboratórios, a Unigran conta com o Núcleo de Psicologia onde os acadêmicos podem fazer os estágios tendo uma experiência real com a futura profissão.

Para ingresso em 2021, a Unigran oferece vagas por meio do Vestibular gratuito e totalmente on-line e que pode ser agendando no site www.vestibularunigran.com.br, ou ainda com nota do Enem ou como portador de diploma. Qualquer dúvida é só entrar em contato pelo telefone (67) 3411 4313 ou (67) 9 9222 5948 (WhatsApp). Mais informações podem ser obtidas também no link https://www.unigran.br/dourados/curso/18.

Comentário

Algumas profissões se destacam pelo perfil criativo do profissional. Publicidade e Design de Interiores são áreas distintas, mas que têm em comum o uso da criatividade. Desenvolver essa habilidade é um processo e, conforme o Fórum Econômico de Davos, a criatividade é indicada como uma das três principais habilidades necessárias para o profissional do futuro, ao lado da capacidade de resolver problemas complexos e do pensamento crítico.

Essa característica está presente ao longo da formação e é essencial no perfil de um profissional de sucesso. Em uma era que une tecnologias digitais, físicas e biológicas, se destaca o profissional que consegue usar soluções criativas no ambiente de trabalho.

Em Publicidade e Propaganda, a criatividade faz parte da formação e da vida profissional de quem trabalha com a área. Segundo a coordenadora do curso na Unigran, Lana Guedes, essa “é uma das principais habilidades de um profissional”. Contudo, a publicitária afirma que não é a única.

“O extenso campo de atuação exige também certa facilidade para lidar com outras competências, como inovação (não apenas de tecnologia) e gestão de projetos, por exemplo”, menciona.

Lana ressalta que a criatividade não pode ser fator limitador ou de impedimento para encarar a profissão. “Isso porque criatividade pode ser despertada na graduação e ao longo da vida. O essencial é ser uma pessoa livre de preconceitos, interessada, curiosa e ávida por novas experiências”, enfatiza.

Já no Design de Interiores, o processo criativo pode ser fundamental para garantir um projeto inspirador e excepcional. A coordenadora do curso na Unigran, Valesca Amaro Cechin, garante que o designer de interiores formado pela Instituição chega no mercado de trabalho com um perfil “super criativo”. Isso porque “muitas pessoas acreditam que é necessário nascer com essa criatividade, mas isso nem sempre é verdade. Ela é uma característica que aprendemos, desenvolvemos e renovamos”, comenta.

“No curso de Design de Interiores nós ensinamos e estimulamos os alunos a aumentarem seus potenciais criativos. Isso é feito com a utilização de materiais didáticos modernos, com aulas ministradas por professores que atuam nas áreas de ensino de suas disciplinas, com a participação em eventos reais dentro e fora da Instituição, dentre outras formas”, finaliza Valesca Cechin.

O curso de Publicidade e Propaganda é considerado o melhor do Brasil, conforme as últimas avaliações do Ministério da Educação – MEC, tem duração de oito semestres e é oferecido no período noturno, mais informações podem ser obtidas no link: www.unigran.br/dourados/curso/6.

Já Tecnologia em Design de Interiores é oferecido no período noturno, com duração de quatro semestres, outras informações podem ser obtidas no link www.unigran.br/dourados/curso/19.

Vestibular 2021

A UNIGRAN está com inscrições abertas para o Vestibular 2021 no site www.vestibularunigran.com.br, o processo seletivo é on-line e gratuito. Qualquer dúvida é só entrar em contato pelo telefone (67) 3411 4313 ou (67) 9 9222 5948 (WhatsApp).

Comentário

O prefeito de Dourados, Alan Guedes, participou em Campo Grande, nesta sexta-feira (22), de agenda política com a presença do candidato à presidência da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP), que se reuniu com sete parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul na sede do partido na capital do Estado.

“O líder do Progressistas na Câmara dos Deputados, Arthur Lira, é nosso candidato a presidir a Câmara e estamos muito confiantes. Por isso, cada prefeito que esteve aqui hoje [sexta] tentou sensibilizar a bancada sobre a importância de tê-lo liderando a Câmara”, explicou Guedes.

De acordo com o douradense, o nome de Lira representa a retomada do protagonismo institucional da Câmara no contexto político atual. “O grupo que foi formado em apoio ao deputado Arthur Lira reflete o sentimento da sociedade hoje. A representatividade política do ato demonstra isso. Nós temos muita convicção que ele será eleito”, apostou Guedes.

Durante almoço com Lira estavam presentes os deputados federais Loester Trutis e Luiz Ovando (PSL) e os três integrantes da bancada do PSDB: Bia Cavassi, Rose Modesto e Beto Pereira. No encontro do candidato à Câmara Federal com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), estiveram presentes os deputados Fábio Trad (PSD) e Vander Loubet (PT). O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP-MS) também participou da agenda.

Comentário

A temporada de estreia do Juventude AG no futsal profissional ganhou mais um ingrediente nesta quinta-feira (21) quando o clube douradense, o primeiro de Mato Grosso do Sul a disputar a Liga Nacional de Futsal, apresentou a Comissão Técnica e membros do elenco recrutados para a disputa das diversas competições do ano, começando pela Taça Brasil de Futsal na cidade catarinense de Tubarão, em fevereiro.

O evento, realizado no anfiteatro da Unigran, um dos principais apoiadores do clube, não foi aberto aos torcedores para evitar aglomeração, mas reuniu a imprensa especializada, representantes de patrocinadores e foi prestigiado pelo prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), que levou o apoio da administração municipal ao presidente Thiago Altomare e ao técnico Lucas Chioro.

De acordo com a programação, nestes dois primeiros dias os jogadores passam por exames médicos e avaliação física para depois iniciarem os treinos direcionados para a competição em Santa Catarina. Depois, seguem em preparação para a Liga Nacional com início previsto para o mês de abril.

Competições

Além da Taça Brasil, o Juventude AG tem confirmada participações em outras competições regionais e nacionais durante o ano de 2021, totalizando 14 campeonatos no calendário. No Mato Grosso do Sul, o time de Dourados confirmou vaga na Copa SBT de Futsal e na tradicional Copa Morena. O carro chefe é a disputa da Liga Nacional de Futsal, a maior competição de clubes do Brasil com transmissão ao vivo de todos os jogos, alguns deles pelo SporTV. Nas categorias de base o foco é a disputa da Copa do Mundo do Futsal Sub-20, que neste ano acontece em Dourados e deve ter a participação de grandes clubes de diversos países, como Corinthians, Barcelona e Boca Juniors.

Elenco

O grupo montado teve a articulação direta do técnico Lucas Chioro, que comanda a Comissão Técnica formada ainda pelo auxiliar técnico Edson dos Anjos, o preparador físico Fábio e o preparador de goleiros Murilo. O elenco formado é uma mescla de jovens talentos, jogadores experientes e atletas de destaque no futsal sul-mato-grossense. Na lista estão os goleiros Thiago Soares e Bigode, os fixos Wallysson, Eduardo e Chico, os alas Guilherme, Viana, João, Pimpolho, Samuka, Riquelme, Liniker e Kris, e os pivôs Simi, Dudu e Rondinelly.

Prefeito e presidente

Segundo o presidente Thiago Altomare, a apresentação oficial mostra a seriedade do projeto. “O sentimento agora é de dever cumprido até o momento. Esse é um projeto que está galgando passos há seis meses. Os atletas aceitaram nossa proposta, nosso conceito inovador e foram oficialmente apresentados. Agora vem outras obrigações, como a parte burocrática, os jogadores vão para quadra visando a primeira competição em fevereiro”. Sobre a Liga Nacional, Altomare prefere ser realista e reconhecer as dificuldades neste primeiro ano. “A nossa expectativa se encaixa dentro das nossas limitações. Primeiro ano, orçamento baixo, atletas acreditando no nosso projeto e nós acreditando no potencial deles. A expectativa é de cumprir um bom papel, se manter coesos para no segundo ano estarmos mais competitivos”, afirmou.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a importância do empreendimento do Juventude AG em levar o nome de Dourados para a maior competição nacional da modalidade. “Quero cumprimentar o Thiago pela ousadia de liderar esse processo em um momento difícil que passamos em que as pessoas tendem a repensar investimentos e o Juventude AG trás para Dourados nomes tarimbados do futsal nacional, um técnico reconhecido, se associa a uma marca reconhecida como a Unigran liderando um pool de empresas que tem capacidade de penetração muito forte e mostra a grandeza do projeto. E isso faz com que aumente a responsabilidade de nós, douradenses, em contribuir com um projeto dessa natureza. Vamos mostrar Dourados em transmissões nacionais e contem com o que a prefeitura puder contribuir de forma institucional, que é o nosso papel. É um projeto que já nasce grande”, aposta Guedes (Com assessoria). 

Comentário

Página 1 de 1811
  • Douranews Anúncio
  • Editais

O Tempo Agora

  • fetems abigail

Entre em Contato

Editor de conteúdo
Clóvis de Oliveira
Email: clovis@douranews.com.br

Rua Floriano Peixoto, 343
Jardim América – Dourados/MS
CEP 79803-050
Tel.: 67 3422-3014

WhatsApp 9 9913 8196

Telefones Úteis